A diferença entre tópico frasal e tese

Escrito por blair foy | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A diferença entre tópico frasal e tese
A construção de uma argumentação escrita convincente requer o uso adequado tanto de tópicos frasais quanto de teses (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Após ter sido introduzida durante os primeiros anos da educação de um estudante, a escrita acadêmica torna-se essencial no ensino superior. Sendo a formatação e a técnica adequadas um aspecto importante da escrita acadêmica, é essencial que os alunos compreendam as diferenças entre um tópico frasal e uma tese.

Outras pessoas estão lendo

A estrutura do ensaio

Antes de aprofundar as diferenças entre tópicos frasais e teses é importante, primeiramente, estabelecer a estrutura geral de um ensaio escrito. Para estudantes do ensino fundamental, esses ensaios comumente podem requerer o formato de cinco parágrafos, que consistem em uma introdução, três parágrafos que compõem o corpo do texto e a conclusão no parágrafo final. Ao entender esta estrutura geral da escrita acadêmica, é mais fácil compreender o uso adequado dos tópicos frasais e teses.

Tópicos frasais

Os tópicos frasais são usados ​​em cada um dos parágrafos principais de um ensaio. Essas frases tem como objetivo desenvolver e afirmar a ideia principal de cada parágrafo, em uma tentativa de definir seu objetivo. Por exemplo, ao escrever um ensaio sobre os efeitos do Discurso de Gettysburg, um dos parágrafos no corpo do trabalho pode discutir qual foi a recepção do público ao famoso discurso do presidente Lincoln. O tópico frasal para este parágrafo poderia ser: "Com a natureza breve mas pungente do Discurso de Gettysburg, o presidente Lincoln lembrou à sua plateia os motivos pelos quais o país estava lutando tão desesperadamente para conservar a União".

A tese

A tese é uma frase utilizada para definir e informar aos leitores o propósito do seu trabalho. Após ler sua tese, qualquer leitor deve ser capaz de determinar o que seu ensaio irá provar ou discutir. Por exemplo, uma tese para um artigo sobre a famosa peça "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, poderia ser a seguinte: "A peça 'Romeu e Julieta' demonstra o incrível poder e a natureza impaciente do amor jovem, já que a incapacidade dos amantes em exercitar a paciência ou controlar a sua paixão um pelo outro resulta em suas mortes".

Diferenças

Com o objetivo de ambos estabelecidos, as diferenças entre os tópicos frasais e as teses podem ser facilmente percebidas. Uma tese precisa ser mais ampla e deixar espaço para expandir as ideias que irão apoiar a argumentação do trabalho. Com a tese exemplificada na seção anterior, um escritor poderia, então, continuar explicando seu argumento sobre Romeu e Julieta, fornecendo outras informações e demonstrando situações em que o casal fez escolhas precipitadas que tiveram conseqüências fatais. Tópicos frasais, por sua vez, são mais específicos em seu propósito. Por exemplo, com o tópico frasal utilizado na seção dois, fica evidente que o parágrafo seguinte irá discutir como o Presidente Lincoln usou o Discurso de Gettysburg para lembrar seus compatriotas sobre o propósito da Guerra Civil.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível