×
Loading ...

Diferença entre toucinho e bacon

Atualizado em 17 abril, 2017

A gordura de porco pode ser usada tanto no cozimento quanto nos assados e pode adicionar um sabor delicado a quase qualquer prato. Porém, existem diferentes tipos de gorduras, do toucinho ao bacon. Apesar de terem semelhanças, elas também têm diferenças no uso, preparação e gosto.

Tanto o toucinho quanto o bacon são ótimos para dar mais sabor aos pratos (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Parte do animal

O toucinho é retirado da porção superior das costas do porco, entre a pele e o lombo. Isso cria uma longa tira que praticamente não tem carne. O bacon vem das duas laterais, assim como da barriga do porco, abaixo da pele, e geralmente possui um pouco de carne junta.

Loading...

Preparação

O bacon é preparado com sal. Curado pelo processo de salmoura, a peça pode ser gordurosa ou magra, e apesar de ser parecido com o bacon defumado, não tem a mesma preparação. O toucinho pode ser entendido como a fonte do bacon, mas é uma versão mais fresca. O toucinho é o corte básico, sem nenhum processamento.

Gosto

O toucinho geralmente tem um gosto cremoso e suave, e textura cremosa também. Isso intensifica as receitas e processos em que é usado, como criar a cremosidade de patês. Diferentemente, o bacon é cheio de sabor devido ao modo como é processado. Muito salgado, historicamente é usado em rações por ser comestível e poder ser guardado por muito tempo.

Uso

O bacon é usado para dar mais sabor a pratos tradicionais, incluindo o feijão. Geralmente é cozido antes do uso. O toucinho é a origem do bacon, defumado ou não. Também é usado como gordura para cozinhar, e também na preparação de salsichas. É usado em charcutaria e ajuda a preparar vários tipos de carne.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...