Qual a diferença entre traços hereditários e não hereditários?

Escrito por jane peterson | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a diferença entre traços hereditários e não hereditários?
Um levantador de pesos exibindo traços hereditários e não hereditários (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Traços são características físicas que podem ser exibidos pelos animais (incluindo os seres humanos) e algumas plantas. Características herdadas são passadas geneticamente de uma geração para a seguinte, enquanto traços não hereditários são normalmente associados ao comportamento aprendido. Embora exista uma diferença distinta entre os dois tipos de características, as investigação atuais continuam a determinar como estas características são expressas e como elas podem ser relacionadas entre si.

Outras pessoas estão lendo

Características herdadas

Traços hereditários são características adquiridas através da informação genética de cada um dos pais que contribuíram para a prole. Podem ser uma característica física ou de comportamento. Exemplos de traços físicos herdados incluem olhos, cabelo, cor da pele, características faciais, altura, covinhas, o comprimento dos dedos e estruturas musculares. Exemplos de características comportamentais incluem o instinto de um terrier para perseguir pequenos animais ou um gato eriçando seu pelo em resposta a uma ameaça. Embora traços herdados sejam frequentemente associados a coisas que podemos ver, essas características também desempenham um papel importante na forma como o corpo se desenvolve e funciona. Por exemplo, características hereditárias podem aumentar os riscos de doenças do coração, pressão sanguínea elevada, glaucoma e diabetes.

Características não herdadas

Traços não hereditários são traços aprendidos, geralmente com familiares próximos ou imediatos, como pais, avós e irmãos. Exemplos incluem boas maneiras à mesa, os costumes de saudação (por exemplo, aperto de mão ou se curvar), uma preferência por certos tipos de alimentos e as competências parentais. Estes tipos de traços também podem ser adquiridos por meio de ações, por exemplo, um levantador de peso desenvolver grandes músculos, um jogador de videogame aumentar a coordenação rápida entre olhos e mãos ou um estudante de yoga ganhar flexibilidade.

Expressão das características

Enquanto traços herdados se originam da genética, eles também podem ser influenciados por características não hereditárias. Em muitos casos, uma característica que um indivíduo expressa tem raízes em ambos os traços. Aqui estão alguns exemplos de como essas duas características podem influenciar uma a outra: altura é uma característica hereditária, mas a altura total que um indivíduo atinge pode ser afetada pela nutrição. Estrutura muscular é uma característica hereditária, mas o desenvolvimento muscular é relacionado com dieta e atividades físicas. Cor do cabelo é uma característica hereditária, mas se alguém cresce em uma sociedade onde é moda tingir o cabelo, a expressão dessa característica pode ser alterada.

Considerações

Traços herdados e não herdados ainda são amplamente estudados. Todos os nossos traços hereditários, e como eles se expressam, ainda não foram descobertos. Muitas pesquisas genéticas são focadas em identificar mais traços herdados, como foram herdados e em como interagem com os não herdados para influenciar uma expressão. Estudos genéticos e de comportamento em gêmeos têm ajudado a contribuir para o entendimento dessas características e continuam sob pesquisa em todo o mundo. Por exemplo, no Reino Unido, o Departamento de Pesquisa de Gêmeos e Epidemiologia Genética realiza estudos sobre traços genéticos e ambientais por meio de seu registro de 12 mil gêmeos adultos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível