Saúde

Qual é a diferença entre triglicerídeos e colesterol?

Escrito por steve brachmann | Traduzido por nathalia antunes
Qual é a diferença entre triglicerídeos e colesterol?

Triglicerídeos e colesterol em excesso causam danos graves a saúde

hamburguesa image by ANTONIO ALCOBENDAS from Fotolia.com

Triglicerídeos e colesterol referem-se a dois tipos diferentes de lipídeos que ficam armazenados no sangue. Como tal, eles compartilham muitas qualidades. Ambos são hidrofóbicos, ou seja, preferem repelir a água do que absorvê-la. Em níveis elevados, eles podem indicar condições de saúde, como um derrame ou doença cardíaca. Mas os dois lipídeos têm diferenças em função, benefícios e efeitos colaterais.

Outras pessoas estão lendo

Trglicerídeos

Os triglicerídeos são a forma química básica de gordura. Quimicamente, a estrutura deles é uma molécula de glicerol (CHOH2-CHOH-CHOH2) ligada a três ácidos graxos, tais como ácido oleico ou linoleico. Eles vêm tanto da ingestão de gorduras dietéticas ou através da conversão de calorias não usadas. Ficam armazenados nas células de gordura até que o corpo precise metabolizá-los para obter energia.

Benefícios e efeitos colaterais

Excessivos níveis de triglicerídeos, ou hipertrigliceridemia, pode contribuir para a doença arterial coronariana. Níveis altos podem indicar diabetes tipo 2 mal controlada, hipotireoidismo, doença hepática ou doença renal. Em níveis normais, eles são importantes na produção de energia para a maioria das células do corpo, com exceção das células cerebrais, e podem ser divididos para ajudar a construir outras.

Colesterol

O colesterol, com uma estrutura química C27-H4-OH, atua como um precursor para hormônios e como parte das membranas celulares. O corpo humano produz 2 gramas dele por dia, compondo cerca de 85% dos níveis de colesterol no sangue. Os outros 15% vêm da dieta alimentar. A maior parte do colesterol da dieta vem de óleos e gorduras em alimentos. O organismo produz ácidos biliares a partir dele: ácidos biliares quebram os óleos e gorduras. O sangue transporta o colesterol das lipoproteínas, que facilmente se aglutinarem com gorduras. Os dois diferentes tipos de lipoproteínas são as de baixa densidade (LDL) e proteínas de alta densidade (HDL).

Benefícios e efeitos colaterais

O colesterol é importante para a produção de estrogênio nas mulheres, a testosterona nos homens e no processamento de vitamina D. Muitas células usam esse lipídeo como isolamento para manter o fluido da célula em funcionamento em baixas temperaturas. O excesso de colesterol pode aumentar a produção de LDL, enquanto diminui a de HDL. O LDL excessivo acumula-se nas paredes arteriais e endurece para criar uma placa, constringindo o fluxo sanguíneo e contribuindo para doenças cardíacas. O HDL remove o excesso de colesterol do corpo.

Boa saúde

Fazer uma visita ao seu médico para um exame completo de lipoproteínas lhe informará os níveis de LDL, HDL e triglicerídeos em seu corpo. Segundo a Associação Americana do Coração, seu corpo deve ter menos de 150 mg de triglicerídeos e 100mg de LDL por decilitro de sangue. Os níveis de HDL variam geralmente de 40 a 60 mg por decilitro de sangue, e os mais elevados, ajudam a prevenir ataques cardíacos e o acidente vascular cerebral. Algumas dietas alimentares e estilos de vida para diminuir a produção de LDL e dos triglicerídeos, incluem parar de fumar, limitar a ingestão de álcool a um drinque por dia, comer uma dieta rica em fibras e pobre em gordura, e praticar atividade física por pelo 30 minutos por dia.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media