Qual a diferença entre a TT-R125 e a YZ125?

Escrito por daniel thompson | Traduzido por mariana de mello andré scarani
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Qual a diferença entre a TT-R125 e a YZ125?
As motocicletas de motocross, como a YZ125, possuem maior curso da suspensão para atenuar o impacto após os pulos altos (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

A TT-R125 LE e a YZ125 são motocicletas Yamaha feitas para uso fora de estrada. A TT-R125 2012 foi feita para uso recreativo, enquanto a YZ125 2011 é um modelo esportivo feito para corridas. A YZ125 possui melhorias nos sistemas de suspensão, freios, arrefecimento e entrega de combustível.

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Medidas

A YZ125 é maior que a TT-R125 e possui mais altura livre do chão. A YZ125 mede 2,13 m de comprimento por 82 cm de largura e 1,31 m de altura. A TT-R125 mede 1,88 m de comprimento por 79 cm de largura e 1,08 m de altura. Os condutores da YZ125 ficam mais alto em relação ao chão, devido à sua maior altura de assento, de 99 cm, enquanto a da TT-R125 é de 79 cm. O vão livre da YZ125 também é maior, de 38 cm, enquanto o da TT-R125 é de 29 cm. Apesar de ser maior, a YZ125 pesa pouco mais do que a TT-R125. Elas pesam, respectivamente, 94 e 89 kg.

Motor

Os motores da TT-R125 e da YZ125 são semelhantes em tamanho, mas possuem diversas características diferentes que fazem com que a YZ125 possua maior desempenho. Ambas usam motores de dois tempos, com deslocamento de 125 centímetros cúbicos e diâmetro de pistão de 54 mm, mas o curso da YZ125 é ligeiramente maior, de 54 mm, contra os 54 mm da TT-R125. A YZ125 possui, ainda, taxa de compressão variável, entre 8,6 e 10,7:1, o que melhora o consumo do motor sem sacrificar potência, enquanto a TT-R125 possui taxa de compressão fixa de 10.0:1.

Transmissão

Outra diferença importante entre estes modelos é a transmissão. A TT-R125 usa uma transmissão de cinco velocidades de malha constante, com embreagem multi pratos a óleo, enquanto a YZ125 usa uma versão de seis marchas desta transmissão, que permite maiores velocidades. A relação de ambos os modelos é padrão, por corrente.

Combustível e ignição

Ambos os modelos usam um sistema elétrico de ignição por descarga capacitiva, que elimina a necessidade do pedal de partida. Esse sistema é mais conveniente e mais leve. A YZ125 usa um sistema de combustível TMX 38 e uma válvula de indução de palheta, para controlar de forma mais eficiente a mistura ar-combustível. A TT-R125 usa o sistema de combustível Mikuni VM20 e possui comando de válvulas simples no cabeçote.

Suspensão e freios

A TT-R125 oferece freio a disco frontal de 220 mm e freio traseiro a tambor de 110 mm. A YZ125 possui sistema de freio mais potente, com freio a disco de 250 mm na dianteira e 245 mm na traseira. Além disso, sua suspensão também é superior, utilizando garfos ajustáveis de 29,9 e 31,4 cm de curso, na dianteira e na traseira, respectivamente. A TT-R125 usa um garfo dianteiro telescópico com 18 cm de curso na dianteira e um garfo traseiro com 16,7 cm de curso na traseira.

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