Diferença entre as velocidades de bicicletas de estrada e reclinadas

Escrito por claire lunardoni | Traduzido por bruno souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre as velocidades de bicicletas de estrada e reclinadas
Em setembro de 2008, uma bicicleta reclinada atingiu 132,5 km/h em terreno plano (Photo by Man Vyi from Wikimedia Commons, Photo by Perfecto Insecto from Flickr, Photo Slim Virgin from Wikimedia Commons)

Em 1930, a Union Cycliste Internationale (União Ciclística Internacional) proibiu bicicletas reclinadas de competição porque elas conferiam uma vantagem aerodinâmica injusta aos competidores. Os entusiastas dessa tecnologia, no entanto, não foram dissuadidos facilmente, formando a International Human Powered Vehicle Organization (Organização Internacional do Veículo Movido por Pessoas), que não faz discriminações quanto ao tipo de quadro ou carenagem aerodinâmica (escudos de vento para reduzir o arrasto). Bicicletas reclinadas detêm todos os recordes de velocidade de tração humana a partir de 200 metros a 4300 quilômetros. Em setembro de 2008, uma bicicleta reclinada chegou a 132,5 km/h em terreno plano.

Outras pessoas estão lendo

Aerodinâmica

A maneira mais eficaz de se deslocar mais rápido em uma bicicleta é melhorar a aerodinâmica. Quando um ciclista acelera, a resistência do ar aumenta exponencialmente e o aumento do esforço chega a um ponto de retornos decrescentes. Com um vento contrário somado à resistência inerente ao esforço da pedalada, a aerodinâmica se torna ainda mais importante. A velocidade do vento é mais baixa perto do solo, dando a bicicleta reclinada menos resistência. Além disso, como os pés do ciclista estão reclinados na frente do seu corpo, e não abaixo dele, isso reduz a área de superfície frontal em até 30%. Para reduzir essa mesma área em uma bicicleta de estrada, o ciclista inclina-se para frente em uma posição que contrai os pulmões e sacrifica o conforto em benefício da velocidade.

Diferença entre as velocidades de bicicletas de estrada e reclinadas
Ciclistas que pedalam em posição vertical reduzem a resistência do vento ao pedalarem em fileira

Pedalando em fileira

Ciclistas que pedalam em posição vertical reduzem a resistência do vento ao pedalarem em fileira e próximos de outros ciclistas. Em uma linha como essa, os atletas se revezam bloqueando o vento para o grupo. O segundo piloto da fila ganha a mesma redução de resistência ao vento que um ciclista reclinado (30%). Cada componente de uma fila aproveita a vantagem de pedalar de uma forma coletiva, tornando a performance do grupo mais eficaz na redução do arrasto do que ela seria em uma bicicleta reclinada, que não pode formar uma linha com vários ciclistas de maneira segura.

Força máxima

Quando um ciclista está subindo ou dando um sprint em uma bicicleta de estrada, ele pode erguer o corpo do selim e usar o peso para fornecer energia extra para os pedais. Os mais céticos argumentam que, porque um ciclista reclinado não pode levantar-se, o seu poder máximo é limitado. No entanto, da mesma forma que você pode levantar mais peso em um aparelho de leg press do que em um exercício de agachamento com pesos livres, um ciclista reclinado usa a parte de trás do assento como alavanca para aplicar mais energia do que poderia em uma bicicleta convencional.

Diferença entre as velocidades de bicicletas de estrada e reclinadas
A mesma forma que você pode levantar mais peso em um aparelho de leg press do que em um exercício de agachamento com pesos livres, um ciclista reclinado usa a parte de trás do assento como alavanca para aplicar o máximo de energia

Terreno plano

Em terreno plano, a aerodinâmica irá definir a velocidade da bicicleta, fazendo um modelo reclinado andar mais rápido do que uma bicicleta convencional. O site Bicycling Life afirma que ciclistas que utilizam ambos os tipos de bicicleta alegam atingir velocidades médias de cruzeiro 8 a 20 km/h com um modelo reclinado em comparação com o vertical. Pilotos mais rápidos ganham mais vantagem aerodinâmica. No entanto, como qualquer atividade nova, é preciso tempo para desenvolver os músculos para andar de bicicleta reclinada. Se você for um ciclista forte, não espere grandes ganhos de velocidade só porque comprou um modelo reclinado.

Ladeiras

Em descidas, uma bicicleta reclinada pode alcançar velocidades mais altas por sua estrutura mais pesada e aerodinâmica superior. De acordo com a Recumbent Cycling Ontario, a velocidade final de um modelo reclinado é 34% maior do que uma bicicleta convencional. Entretanto, bikes reclinadas tendem a subir mais lentamente, pois são mais pesadas ​​e o piloto não pode apoiar sobre o guidão. De resto semelhantes, uma bicicleta de estrada é mais rápida em um terreno acidentado do que uma reclinada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível