Mais
×

Qual a diferença entre vidro jateado e vidro fosco?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O termo "jateado" refere-se ao vidro que possui um desenho ou padrão gravado, obtido ao raspar uma camada de sua superfície, ou pela aplicação de uma substância abrasiva ou ácida. Normalmente, os artistas aplicam gravações de vidro após ele ter sido moldado. O termo "fosco" refere-se ao aspecto da superfície após o jateamento ou gravação, que retira sua transparência. Artesãos usam essas técnicas para transformar janelas de vidro em painéis com mensagens, para personalizar taças e copos com a adição das iniciais do proprietário e para aplicar desenhos em espelhos.

O jateamento possibilita a adição de desenhos ao vidro (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Vidro fosco

O vidro fosco é aquele que perdeu sua transparência, adquirindo uma aparência esbranquiçada, diferentemente do vidro tradicional. Esse termo refere-se ao processo de mudança da superfície do vidro para obter essa nova aparência, e é frequentemente confundido com a palavra "jateado". Aplicações comuns para vidros foscos incluem janelas e boxes de banheiros, onde o objetivo é bloquear a visão, ainda assim permitindo a passagem da luz.

Pasta gravadora

Para artesãos não-profissionais, a pasta de gravação adquirida em lojas de artesanato permite gravar vidros em casa. Quando aplicada, essa substância ácida remove uma camada do vidro, dando-lhe um aspecto fosco. Artistas manipulam esses efeitos através da aplicação do produto em locais estratégicos, tipicamente utilizando estêncil. Por exemplo, ao fixar um molde de flor sobre um vidro e pintar sobre a área de recorte com a pasta gravadora, o resultado final produz uma flor de aparência fosca na superfície.

Jateamento de areia

O jateamento de areia é um método para gravar vidro. À medida que a areia bate na superfície transparente, ela faz pequenos arranhões no vidro, dando-lhe uma aparência fosca. Ao manipular o jateamento, aplicando maior pressão em algumas áreas e mantendo outras intactas, os artesãos conseguem esculpir a superfície do vidro, criando um design 3D. No final, as áreas que perderam sua transparência adquirem características foscas.

Adesivos jateados

Alguns vendedores oferecem a opção de usar adesivos que simulam o jateamento, dando ao vidro uma aparência fosca sem a necessidade de aplicar ácidos ou abrasivos, ou ainda sem remover camadas superficiais do vidro. O adesivo jateado, feito de material vinílico, possui áreas transparentes e foscas. Ele é uma opção interessante para proprietários de lojas que desejam transformar suas vitrines sem alterá-las permanentemente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article