Mais
×

A diferença entre uma voz feminina tenor e uma voz feminina alto

Atualizado em 17 abril, 2017

Na música, os cantores são geralmente divididos em seis naipes. Para as mulheres, da mais aguda a mais grave, são soprano, mezzo soprano e alto ou contralto. Para os homens, os naipes do mais agudo ao mais grave, são tenor, barítono e baixo. Às vezes, porém, os cantores cantam nos naipes mais agudos femininos, principalmente antes de chegar à puberdade. Apesar de ser mais raro, há mulheres que conseguem cantar notas graves de um tenor ou até um baixo.

Mulheres que cantam notas de alto e tenor geralmente têm vozes profundas e ricas (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

Naipes vocais de alto e tenor

Há alguns debates sobre onde exatamente está o naipe vocal para cada voz. Considera-se que o alto está apenas duas oitavas abaixo, chegando do sol 3, ou o sol abaixo do dó central, até o mi 5, ou o mi 10 notas acima do dó central. Por outro lado, os tenores alcançam do dó 3, ou o dó uma oitava abaixo do dó central, até o dó 5, ou o dó uma oitava acima do central.

As similaridades entre uma alto e os tenores

Embora os tenores tendem a cantar um pouco mais grave do que as altos em geral, essas duas tessituras tendem a se misturar. Além disso, as mulheres que cantam peças para alto e tenores tipicamente possuem timbres mais profundos e ricos do que as sopranos ou mezzo sopranos. Isso porque elas cantam com "voz de peito", que ressoa mais profundamente em seus corpos do que as vozes dos naipes mais agudos, que geralmente usam a "voz de cabeça".

Argumentos contra mulheres cantando como tenores

Alguns dizem que mulheres nunca devem cantar partes de tenores em coro, principalmente se o grupo possui homens e mulheres. Eles podem ter essa opinião simplesmente por preferirem as divisões mais tradicionais. Outros insistem que as vozes da mulher com as dos homens não timbram. Finalmente, alguns instrutores de canto acreditam que é prejudicial para a saúde vocal da mulher a longo prazo cantar regularmente em um registro tão grave.

Argumentos a favor de mulheres cantando como tenores

Embora muitas pessoas acreditem que as vozes masculinas e femininas tenham sons intrinsecamente diferentes, um estudo de 2010 analisou as características vocais dos dois grupos e descobriu que "havia mais variantes entre os indivíduos do que entre os grupos de cantores homens e mulheres" e que "não havia diferenças significativas" entre as vozes dos dois gêneros. Além disso, a falta de cantores homens em muitos corais fez os diretores musicais usar tenores mulheres por causa da necessidade.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article