Qual a diferença entre o Windows Vista e o Windows XP?

Escrito por cleveland van cecil | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a diferença entre o Windows Vista e o Windows XP?
. (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O Windows XP e o Vista, embora executem programas similares, possuem quase um milhão de características diferentes entre si. O Vista apresenta grandes melhorias sobre um sistema operacional que serviu de base para muitos lares ao longo dos últimos anos. E ele promete mais.

Outras pessoas estão lendo

Implantação

O Vista é muito mais rápido na implantação de ações do que o XP era. Ele agora inclui um ambiente de pré-instalação (PE), que fornece aos administradores a capacidade de configurar o Windows offline, e também permite a resolução de problemas de software antes do lançamento de qualquer processo de configuração. O conjunto de ferramentas de compatibilidade de aplicativos (ACT) permite aos administradores identificar se um aplicativo é compatível antes de implantá-lo. Em computadores XP, esse tipo de suporte de implantação não estava disponível.

Segurança

O Windows Vista acrescentou bem mais segurança ao sistema operacional. Ele permite a proteção de conta de usuário, limitando as atividades que qualquer um, em outras contas, pode realizar, além de software anti-malware (spyware) que evita erros e ataques, e um firewall melhorado.

Performance do PC

O Vista promoveu melhorias sobre algumas características de performance do PC incluídas no Windows XP. A inicialização mais rápida é um característica principal do Vista, uma vez que a inicialização lenta era uma das principais queixas do sistema XP. A opção Dormir é novidade no Vista e era anteriormente denominada Standby no XP. Retornar dela é mais rápido do que do modo Standby, e toda a informação em que se estava trabalhando quando o modo Dormir foi ativado fica gravada na memória, de modo que há menor chance de perda de dados.

Melhoria de I/O

Desde o XP, o gerenciamento de entrada e saída sofreu grandes melhorias, necessitando de menos "plugins" e apresentando menos problemas com dispositivos de entrada e saída do que no XP.

Gerenciamento de memória

O Vista promoveu melhorias na utilização da memória em relação ao sistema XP, usando memória virtual de maneira mais refinada. Agora, tarefas simples como a abertura de pastas, abertura de menus "drop-down" e o acesso ao menu Iniciar são executados com maior velocidade, e emulam o estilo do Mac OSX. A velocidade das tarefas de memória encontra-se bastante melhorada, de modo que uma maior renderização de gráficos também é possível.

Pasta virtual

Procurar por arquivos no sistema XP era cansativo. O Vista introduziu o sistema de pasta virtual. Ele consiste em uma pesquisa que salva automaticamente as consultas, e abre sempre que uma pasta é acessada. Isso cataloga automaticamente as modificações feitas em pastas, tornando as pesquisas por arquivos concisas.

Interface de usuário gráfica

A interface de usuário gráfica, ou GUI, mudou significativamente desde o sistema XP. O Vista introduziu uma nova aparência de "vidro" à sua interface. Ela é mais rápida e mais elegante do que as caixas sólidas usadas para o antigo sistema XP. O menu Iniciar também foi redesenhado, com menos pastas e melhor organização.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível