A diferença de estilos de Mozart e Beethoven

Escrito por joni ryan | Traduzido por gabriela de grazia
A diferença de estilos de Mozart e Beethoven
Mozart e Beethoven diferem em personalidade e estilo (notes de musique image by Philippe LERIDON from Fotolia.com)

Mozart e Beethoven foram músicos do período clássico de 1800. Eles eram diferentes em personalidade e em estilo musical. Mozart era uma pessoa bem humorada que tocava para a realeza. Beethoven era uma pessoa brava que tocava para pessoas. Mozart começou sua carreira bem jovem e morreu aos 35 anos. Beethoven só publicou sua primeira sinfonia aos 30 anos, tornou-se surdo aos 50 e morreu aos 56.

Clareza

O estilo de Mozart era preciso e claro em cada nota, cada som cristalino e diferente. Beethoven era mais rubato. "Ele tinha um som quase sujo que permitia mais mudanças e variações", diz o professor de música David Barnaba.

Humor

A música de Mozart refletia sua personalidade mais leve. Um homem de família com crianças, ele tocava músicas agradáveis ao ouvido. A música de Beethoven refletia seu humor obscuro. Um homem solitário, sua música foi criada para si mesmo sem considerar os ouvidos do público.

Complexidade

A complexidade da música de Mozart foi escrita com menos técnica em mente. Temática e precisa, foi feita para qualquer um tocar. Beethoven era tão bravo em seu estilo como em sua personalidade. Nenhum pensamento se deu sobre pessoas com menos habilidade; sua música foi escrita com tensão e brutalidade.