×
Loading ...

Diferença de habilidade física entre o corpo masculino e feminino

Atualizado em 17 abril, 2017

As diferenças entre os corpos femininos e masculinos são mais do que apenas a aparência como a altura e o peso, também têm a ver com as habilidades físicas de cada um. Mesmo com exceções, normalmente os homens têm vantagens em relação à mulher comum no que se trata de resistência cardiovascular, rapidez na queima de gordura e na criação de músculos.

Homens e mulheres têm habilidades físicas diferentes (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Crescimento de músculos

Quando homens e mulheres passam pelo mesmo tipo de treino intensivo, normalmente os homens criam músculos maiores. A razão dessa disparidade tem a ver com a quantidades de fibra muscular do tipo I ou II. As mulheres têm uma quantidade igual das duas, enquanto os homens apresentam muito mais do tipo II. Elas são as fibras de contração rápida, usadas para potência, enquanto as outras são lentas, usadas para aeróbica. Isso evita que mulheres aumentem seus músculos tanto quanto homens com o mesmo treino.

Loading...

Armazenamento e queima de gordura

Os homens têm uma porcentagem de gordura corporal menor do que as mulheres. Uma faixa saudável para eles é entre 10 e 15%, enquanto para elas, de 20 a 25%. Quando acumula excesso de gordura, o corpo masculino tende a armazená-la na região abdominal e o feminino, nos quadris.

A distribuição simples de gordura dá aos homens vantagem ao circulá-la e queimá-la. De acordo com os pequisadores Chantal Vella e Len Kravitz, em um estudo publicado em 2002, a gordura armazenada na região abdominal é mais suscetível ao estímulo da epinefrina do que a dos quadris. Os homens também têm o metabolismo mais acelerado do que as mulheres.

Capacidade do pulmão e do coração

Os homens demonstraram ter um nível inicial melhor de VO2 max, que é a quantidade máxima de oxigênio que o corpo suporta fazendo o máximo de esforço. O corpo masculino sem treino tem o valor VO2 max de 3.5 litros por minuto, enquanto o corpo feminino, 2.0 l/min. Essa diferença é devido à disparidade de tamanhos entre homens e mulheres e ao fato de que a mulher tem maior percentual de gordura. No que diz respeito ao transporte de oxigênio, elas têm um nível mais baixo de hemoglobina, o que pode influenciar na entrega de oxigênio ao corpo.

Força e potência muscular

Devido ao número mais alto de fibras musculares do tipo II, percentual de gordura mais baixo e maior de VO2 max, os homens têm mais força e potência nos músculos. Também pelo fato de terem mais fibras musculares tipo II, eles têm maior massa muscular, principalmente na parte superior do corpo, o que resulta em uma força maior. As vantagens da potência vêm do tipo das fibras e das medidas de VO2. Em média, os homens têm um pico de potência e potência em geral significativamente maior equando ajustado ao peso corporal.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...