on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Diferença de peso entre o latão e o ouro

O ouro e o latão são metais semelhantes, caracterizados por uma cor dourada. No entanto, o ouro é consideravelmente mais caro que o latão e é tratado como um metal precioso, sendo popular como um investimento. Para diferenciar esse dois metais, muitas vezes é preciso pesá-los, já que ligas de ouro são muito mais densas que as de latão.

O ouro pesa mais que o latão (brass duck image by Edsweb from Fotolia.com)

Informações sobre o ouro

O ouro é um elemento químico e um metal precioso muito procurado, sendo usado em moedas, joias e artes. Ele é encontrado na natureza como pepitas ou grãos em rochas e em depósitos naturais. Ele é macio, denso e brilhante. Além disso, o ouro é considerado o metal puro mais maleável e é amarelo brilhante. O metal é usado como investimento seguro e também na indústria, além de ser quimicamente não reativo.

Loading...

Informações sobre o latão

O latão é uma liga de cobre e zinco, com as proporções variadas desses dois metais para criar uma liga de latão que possui vários usos. Ele é diferente do bronze, que é uma liga de cobre e estanho. O latão é usado frequentemente em decorações, visto que tem uma aparência dourada semelhante ao ouro, e pode ser encontrado em fechaduras, maçanetas, encanamento e em instrumentos musicais. Ele é relativamente resistente à oxidação e pode ser visto muitas vezes em moedas.

Densidade do ouro

O ouro é extremamente denso, insípido e inodoro, além de ser resistente à corrosão. Um metro cúbico de ouro pesa 19.300 kg, ou 19,3 g por metro centímetro cúbico.

Densidade do latão

O latão é mais maleável que o cobre e o zinco e tem um ponto de fusão relativamente baixo. Sua densidade varia entre 8.400 e 8.730 kg por metro cúbico, ou 8,4 até 8,73 g por centímetro cúbico.

O ouro comparado ao latão

O efeito prático da diferença de densidade é que o ouro pesa mais que ligas de latão. Ao fazer uma comparação direta, a diferença de densidade é de 11.340 kg por metro. O ósmio, que é o mais denso dos elementos, tem uma densidade de 22.610 kg por metro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...