Diferença de tamanho entre o melofone e o trompete

Escrito por james dryden | Traduzido por ronaldo pruss
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença de tamanho entre o melofone e o trompete
Melofone na banda marcial (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

O trompete e o melofone pertencem à família dos instrumentos musicais de metal. A origem do trompete data de 1500 a.C. e o melofone evoluiu a partir dele. Os dois instrumentos são, basicamente, construídos de tubos cilíndricos de metal e são tocados soprando o ar por um bocal, o que cria uma coluna de ar vibratória que corre pelo tubo e resulta em som. O trompete é o instrumento mais popular e é muito ouvido na música clássica, no jazz e na música popular. Já o melofone é usado como substituto da trompa nas bandas marciais. As diferenças de tamanho entre o trompete e o melofone -- sendo o melofone maior -- depende em que tom o instrumento será tocado.

Outras pessoas estão lendo

O trompete

Os primeiros trompetes eram usados como instrumentos de sinalização com propósitos militares ou religiosos. À medida em que evoluíram, especialmente na era medieval, aprender a tocá-los era um ofício secreto até o final da Idade Média e da Renascença, quando o trompete ganhou popularidade como instrumento musical para entretenimento. Os trompetes dessa época eram feitos de um único tubo espiral sem válvulas. Sendo assim, somente podiam emitir notas dependendo da força do sopro do trompetista no instrumento. Os tons eram modulados substituindo-se os canos de metal curvos. No começo do século 20, o trompete ganhou mais fluidez cromática com a adição de válvulas que permitiram ao instrumentista ajustar o tom para produzir notas diferentes. Essa inovação resultou no trompete usado atualmente em vários gêneros musicais, como o jazz, o clássico e, com destaque, a música latina.

Diferença de tamanho entre o melofone e o trompete
Trompete (Comstock/Comstock/Getty Images)

O melofone

Assim como no trompete, o melofone apresenta uma campânula frontal (em forma de sino) e três válvulas projetadas para produzir notas musicais. O melofone se assemelha a um grande trompete e é essencialmente usado em bandas marciais, embora o trompete também o seja. Seu megafone frontal projeta o som para frente e seu peso leve e de fácil manuseio o faz um substituto ideal para as trompas de concerto especialmente para os conjuntos musicais de estilo marcial. Com este propósito, o instrumentista pode, ainda, carregar e tocar o melofone com relativa facilidade mesmo em movimento.

Diferença de tamanho entre o melofone e o trompete
Instrumento de sopro de metal (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Tamanhos diferentes

O tom desejado para cada instrumento define os tamanhos. Por exemplo, o comprimento do tubo do trompete em si bemol (Bb) varia aproximadamente de 1,22 m a 1,52 m. O tamanho -- e o tom -- abrange a campana e o bocal usados pelo trompetista. O trompete em si bemol tem tipicamente um diâmetro de 4,9"; os bocais vão de 14 mm a 17 mm. O melofone, inicialmente feito para tocar em tom de fá (F), é constituído de um tubo de metal (circular) medindo entre 1,82 m a 2,13 m, com uma campana -- ou campânula -- bem maior, em torno de 10" de diâmetro. Os bocais de trompetes e melofones podem ser retirados dependendo do calibre do tubo. O comprimento do bocal também vai determinar o tom do instrumento.

Diferença de tamanho entre o melofone e o trompete
O flugelhorn (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Instrumentistas notáveis

Louis Amstrong e Miles Davis, que tocaram trompete, estão, sem dúvida, entre os músicos mais influentes do século 20. Dizzy Gillespie também inspirou trompetistas aficcionados graças à sua habilidade de improvisação e alcance sonoro. O melofone, infelizmente, não ganhou muita notoriedade musical, mesmo com a seção de melofones da orquestra de Stan Kenton com sua tuba curta imitando um trompete. O músico de jazz Don Elliot ficou conhecido por gravar o único álbum de melofone jazz, em 1955. É uma raridade, mas você pode ouvir Don Elliot tocar melofone no álbum "Don Elliot Octet & Sextette".

Diferença de tamanho entre o melofone e o trompete
Músico de jazz (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível