Diferenças atléticas entre homens e mulheres

Escrito por michael davidson | Traduzido por luciana ferraz
Diferenças atléticas entre homens e mulheres
Existem muitas diferenças atléticas entre homens e mulheres (maratona image by jeffbeal from Fotolia.com)

Não é segredo que existem muitas diferenças entre homens e mulheres, e que os dois sexos às vezes têm dificuldade em se entender. Estas diferenças incluem aspectos mentais, emocionais e físicos. Enquanto algumas diferenças físicas entre homens e mulheres são óbvias, as diferenças atléticas podem ser mais sutis. Tanto homens quanto mulheres podem ser atletas renomados, mas diferenças fisiológicas tornam injustas comparações entre os dois sexos.

Densidade óssea

Uma diferença importante em esportes de combate, como boxe e MMA, é a diferença na densidade óssea de homens e mulheres. Na maioria dos casos o esqueleto masculino é mais denso, e isto permite que eles sustentem muito mais impacto e traumas, como socos e chutes, na cabeça sem serem nocauteados. Com o tempo o trauma frequente pode afetar negativamente tanto homens quanto mulheres, mas a tolerância dos homens ao impacto é consideravelmente maior devido ao escudo mais grosso protegendo o cérebro contra danos.

Função cardiovascular

O coração de um homem é aproximadamente 80% maior que o de uma mulher e bombeia cerca de 40% mais volume no corpo. Os homens também têm 11% mais glóbulos vermelhos e hemoglobinas. Isto permite a seu corpo bombear mais oxigênio aos músculos mais rápido que as mulheres, e isto aumenta sua força. Um homem bem condicionado poderia, portanto, competir em uma atividade extenuante por um período de tempo maior e com mais intensidade do que uma mulher bem condicionada. No entanto, depois que a atividade ultrapassa a marca de duas horas, como uma maratona, as mulheres tendem a ter mais força devido à maior percentagem de células adiposas no corpo que podem ser queimadas para gerar energia.

Flexibilidade

As mulheres são cerca de 7% mais flexíveis em seus membros e juntas do que os homens. Os homens têm ossos mais longos e com maior densidade enquanto as mulheres tem o centro de gravidade mais baixo. O peso de uma mulher é mais centralizado em volta dos quadris e das pernas, e isto permite mais mobilidade na maioria das juntas femininas quando comparadas a um homem com composição atlética semelhante. Esta flexibilidade aumentada também ajuda a tornar as mulheres mais coordenadas e menos propensas a se machucarem em eventos de atletismo envolvendo saltos e obstáculos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível