Diferenças em capacitores X1, X2, Y1 e Y2

Escrito por dan keen | Traduzido por fernanda m. blauvelt
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças em capacitores X1, X2, Y1 e Y2
Capacitores (capacitor, kondensatoren, kondensator image by Sascha Wilsrecht from Fotolia.com)

Os capacitores são componentes eletrônicos passivos usados em muitos circuitos para realizar uma variedade ampla de funções, desde osciladores a fornecedores de energia. Um uso específico de capacitores é para fornecer energia a filtros de linha em muitos dispositivos e aparelhos eletrônicos. Os capacitores usados nessas aplicações são classificados como Classe X ou Classe Y, e então divididos pela sua voltagem testada, como X1 e Y2. Essas designações de classe se referem à segurança do capacitor e sua aplicação.

Outras pessoas estão lendo

Capacitores como filtros de linha

"Ruído" elétrico é um tipo de interferência sintonizada pelas linhas domésticas. A eletricidade que vem para sua casa não é sempre pura e limpa. Ela pode ter picos de tensão ocasionais, que são tempos momentâneos em que ela oscila. Isso é comum quando há muita corrente fluindo simultaneamente, o que ocorre, por exemplo, quando vários aparelhos de ar condicionado e um refrigerador funcionam ao mesmo tempo. A iluminação por perto pode induzir picos de voltagem, assim como um carro atingindo um telefone ou um esquilo destruindo terminais em um transformador elétrico. Os contatos elétricos em motores podem enviar variações de voltagem falsas de volta à instalação elétrica. Outros tipos de impurezas consistem em frequências de rádio ou interferência de radiofrequência (RF), que podem ser causadas por transmissões de meios de comunicação. Mesmo um interruptor de luz irá produzir um ruído através da fiação de sua casa. Capacitores de filtro de linha são usados para reduzir ruídos elétricos e de RF.

Capacitores de Classe X

Para "tirar" um pouco do ruído de rádios, televisões e outros aparelhos eletrônicos, geralmente se utiliza um capacitor conectado a duas linhas AC, dentro do dispositivo. Os capacitores que realizam essa tarefa de filtrar a linha são classificados como do tipo "X". Se um desses tipos falhar, uma de duas coisas pode acontecer. Se o capacitor "abrir", então será como se ele não estivesse lá. Isso não apresenta nenhum perigo ao usuário do dispositivo, mas pode resultar em um desempenho ruim. Se ocorrer um curto-circuito, isso irá derrubar o fusível no dispositivo ou o disjuntor da sua casa. Novamente, isso não causa riscos ao usuário.

Capacitores de Classe Y

Um filtro de linha coloca um capacitor entre uma das linhas AC e o chassi do dispositivo. Essa configuração usa o capacitor de Classe Y. Muitos aparelhos de hoje possuem ligação terra que conecta o chassi e o revestimento de metal à "terra" elétrica ou neutra. Tais aparelhos têm três pinos de tomada. Se sua casa tem fiação apropriada, o pino de tomada faz a ligação terra. Não haverá nenhum perigo se um capacitor da classe Y "abrir", mas uma falha irá causar um choque elétrico ou até mesmo a morte da pessoa se o aparelho não estiver fazendo a ligação apropriadamente. O chassi ou revestimento devem ficar quentes, isto é, estariam no potencial elétrico na tomada.

Taxas de capacitores de segurança

Nos Estados Unidos, onde a voltagem doméstica padrão é de 120 volts, os capacitores de segurança têm uma taxa de 250 volts, mais do que o dobro da voltagem operacional esperada. Porém, eles podem falhar, seja atingidos por uma oscilação de alta voltagem ou devido ao tempo, já que ressecam e ficam deteriorados.

Classificação X1, X2, Y1 e Y2

Os capacitores classe X e Y também recebem um número que representa sua taxa de estímulo. Os mais comuns são o X1 (testado a 4000 volts), o X2 (2500 volts), o Y1 (8000 volts) e o Y2 (5000 volts).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível