Diferenças entre 4WD, AWD e 2WD

Escrito por richard rowe | Traduzido por élvio cunha
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Diferenças entre 4WD, AWD e 2WD
Honda kids, tome nota: uma derrapagem de verdade não necessita do freio de mão (Stephen Dunn/Getty Images Sport/Getty Images)

Esse é um debate quase tão antigo quanto o próprio automóvel, mas não veio ao público até o final de 1980 e início de 1990. Enquanto a tração traseira era originalmente uma concessão à simplicidade, mais tarde, métodos de fabricação dariam à tração dianteira uma concentração maior dos custos de engenharia. O All-wheel drive (AWD) parece combinar o melhor de dois mundos, mas vem com algumas ressalvas.

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Esquema de direção

Veículos de tração traseira normalmente usam um arranjo longitudinal (frente para trás) do motor e transmissão que envia energia para as rodas traseiras. Os de tração dianteira costumam usar um motor transversal (lado a lado) que, através do diferencial, envia energia para as rodas dianteiras da direção. Veículos de tração AWD baseados em tração dianteira (FWD), como o Mitsubishi Lancer Evolution, normalmente utilizam um diferencial com um eixo de saída adicional para trás que transmite a rotação ao eixo traseiro, bem como ao eixo frontal. Carros AWD baseados em tração traseira (RWD), como o Chrysler 300C AWD, geralmente utilizam uma caixa de transferência aparafusada à parte de trás da transmissão como em um veículo com tração 4x4 (4WD).

AWD vs 4WD - Qual a diferença?

Um caminhão 4WD usa uma caixa de transferência que bloqueia os eixos da frente e de trás em conjunto. Um sistema 4WD sempre divide uniformemente a força de tração, 50 por cento para a frente e 50 por cento para a parte traseira. Um sistema de AWD usa um diferencial semelhante aos diferenciais de deslizamento limitado utilizados nos eixos dos carros de alto desempenho. De um modo geral, esses diferenciais de deslizamento limitado utilizam um desenho de acoplamento viscoso, que utiliza um fluido viscoso para transferir potência do eixo de entrada a qualquer um dos eixos. Os diferenciais normais para qualquer eixo, seja dianteiro (por exemplo, Lancer Evo) ou traseiro (por exemplo, Lamborghini Murcielago), envolvem o outro eixo somente quando o computador detecta derrapagem de pneus no eixo padrão.

Vantagens do FWD

Antes da década de 1980, a tração dianteira foi pensada como sendo a maravilha dos modos de tração. Ela ofereceu estabilidade direcional, tornou a derrapagem do carro praticamente impossível, não exige um túnel de transmissão invadindo a cabine do carro e era mais barata de produzir. Isso continua a ser tão verdadeiro hoje quanto sempre foi, especialmente quando os custos de produção e o interior do veículo são levados em conta.

Vantagens do RWD

Os motores de alta potência, que estrearam durante o mandato de Reagan, trouxeram à luz uma falha gritante no projeto FWD: um único par de pneus pode dirigir o carro, ou acelerá-lo, mas não pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Isso significa que os pneus dianteiros de um FWD vão perder tração ao acelerar em uma curva, causando uma derrapagem. Acelerar nas curvas em um carro RWD faz com que o chassi gire em torno do centro do carro, permitindo que o motorista ajuste a orientação do veículo no meio da curva a fim de manter o caminho pretendido.

Vantagens do AWD

Carros AWD entregam tração e potência. O diferencial de acoplamento viscoso do sistema AWD permite que o computador envie a potência para o eixo que, no momento, tenha a maior tração, o que significa que um carro AWD vai sempre tentar ir aonde o volante é apontado. Consequentemente, um carro AWD pode usar um motor muito mais potente sem medo de que haja desperdício de força.

Comparação

O FWD é o sistema de transmissão de escolha, se tudo o que importa é ir do ponto A ao ponto B com relativo conforto e eficiência. O RWD é para aqueles que gostam da dinâmica de condução, de controlar o veículo pela aplicação cuidadosa e equilibrada do acelerador e da habilidade de direção. O AWD é o mais versátil de todos os sistemas de transmissão, oferecendo tração adaptativa, responde previsivelmente ao estilo de dirigir e oferece um desempenho consistente. Entretanto, os sistemas de AWD adicionam algum peso ao veículo, custam um pouco da economia de combustível e são, indiscutivelmente, menos emocionantes de conduzir do que um bom carro RWD. Em suma, AWD é mais seguro e tecnicamente "melhor", mas RWD é mais divertido.

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