Diferenças entre "acidemia" e "acidose"

Escrito por wanda thibodeaux | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre "acidemia" e "acidose"
A triagem de bebês pode ajudar a detectar os casos de acidemia e acidose (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Em medicina, médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório às vezes usam termos intercambiáveis que são estreitamente relacionados mas tecnicamente diferentes. Um exemplo dentre eles é "acidemia" e "acidose". Ainda que ambos os termos se refiram a um nível de pH corporal extremamente baixo, eles não são a mesma coisa e devem ser tratados em conformidade.

Outras pessoas estão lendo

Definição de acidose

A acidose se refere a todos os processos físicos e reações químicas que resultam em um pH anormalmente baixo. Refere-se especificamente ao metabolismo das substâncias que podem se decompor em ácidos. A acidose pode levar à acidemia, se os processos físicos e as reações químicas do metabolismo resultarem em um nível de pH baixo o suficiente. A acidose pode envolver outros fluidos corporais além do sangue.

Definição de acidemia

Acidemia é o estado de se ter um nível de pH anormalmente baixo (inferior a 7,35). Especificamente, acidemia refere-se a um baixo nível de pH no sangue (em termos médicos, o sufixo "emia" em geral significa "no sangue"). Uma pessoa não pode ter acidemia sem alguma anormalidade nos processos metabólicos (acidose). Acidemia é o diagnóstico real feito por um médico.

Causas

A acidose pode ser causada por problemas respiratórios, como pneumonia, ou ser a consequência de ingestão de certas medicações, de diabetes ou insuficiência renal. Neste sentido, a acidose não é necessariamente um sintoma de um problema genético.

As acidemias são uma série de desordens orgânicas que possuem ligações genéticas. São os problemas genéticos que dificultam o metabolismo dos ácidos pelo organismo e, portanto, iniciam o processo de acidose.

Cura da acidose

A acidose pode ser curada. Por exemplo, se uma pessoa tiver uma pneumonia que reduza o pH sanguíneo, os problemas metabólicos são corrigidos, depois que a infecção for derrotada pelo sistema imune. A acidose causada por insuficiência renal pode ser corrigida por transplantes de rim. A cura, portanto, será diferente com base no que está interrompendo o metabolismo dos ácidos.

Cura da acidemia

Geralmente, a acidemia não pode ser curada, pois tipicamente possui uma ligação genética; estão sendo realizadas pesquisas genéticas para descobrir os genes exatos relacionados aos casos de acidemia, para que se possa prescrever e melhorar a terapia genética. Os sintomas de acidemia podem ser razoavelmente aliviados com modificações da dieta (consumir menos proteína), bicarbonato intravenoso e diálise.

Sintomas

Os sintomas de acidose e da acidemia podem ser os mesmos. Eles incluem náusea, vômitos, fadiga e sonolência. Mas, como a acidemia requer tecnicamente um nível de pH abaixo de 7,35, seus sintomas podem ser piores do que os da acidose leve, podendo ainda incluir pressão arterial baixa, choque, coma e até morte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível