Diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável

Escrito por rachel lucio Google | Traduzido por ludmyla dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável
Aço galvanizado e aço inoxidável: diferentes aplicações (wet steel image by robert mobley from Fotolia.com)

Apesar de ambos serem aço, o aço galvanizado e o aço inoxidável são materiais muito diferentes e possuem aplicações variadas. Saber a diferença é importante, especialmente na hora de escolher qual deles usar ao reformar a casa ou no projeto de construção.

Outras pessoas estão lendo

O que é um aço galvanizado?

O aço galvanizado é revestido com uma fina camada de zinco para ajudar a evitar a corrosão. O zinco pode ser aplicado ao aço através de um processo de imersão a quente ou eletrogalvanização.

O material é mergulhado em um banho quente de zinco líquido. Em seguida, é removido e reservado até secar. O revestimento de zinco adere ao aço enquanto esfria, criando o aço galvanizado.

A eletrogalvanização é realizada por submersão do material num banho eletrólito. Quando o aço é retirado do banho, o revestimento endurece, criando uma camada aderente fina de zinco.

Diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável
O aço galvanizado é revestido com uma fina camada de zinco (acier galvanisé image by Nath Photos from Fotolia.com)

Usos do aço galvanizado

O aço galvanizado é um material comumente usado em projetos de construção de casas, principalmente na parte estrutural. Pregos, porcas e parafusos são feitos de aço galvanizado. Também é uma opção popular para cercas ornamentais. Muitas cercas que aparentam serem feitas de ferro são, na verdade, constituídas de tubos de aço galvanizado. Ele é preferível por ser mais resistente à ferrugem.

O aço galvanizado é usado para estruturar os veículos pesados​​, como caminhões e ônibus, e peças feitas com esse material também são encontradas em automóveis e veículos comerciais.

Como é resistente à ferrugem, o aço galvanizado é também usado em aparelhos domésticos que possam ser expostos à água e, consequentemente, mais suscetíveis à corrosão, como máquinas de lavar roupa e máquinas de lavar louça.

Diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável
Objetos de aço galvanizado são usados nas construções de casas (female screw image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)

Quando não usar o aço galvanizado

Apesar de o aço galvanizado ser a melhor opção em muitas aplicações, ele não deve ser usado em qualquer projeto. O material é uma excelente escolha na maioria das situações em que possa ocorrer exposição à água, mas ele tende a funcionar mal quando exposto à água salgada. O sal torna o revestimento de zinco ineficaz, resultando em um produto oxidado.

Além disso, os pregos de aço galvanizado não devem ser utilizados na construção de cercas de cedro. O revestimento de zinco reage a uma enzima encontrada naturalmente no cedro e, ao longo do tempo, resulta em manchas pretas que se espalham a partir dos pregos até o final do piquete do cedro.

Diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável
A água do oceano pode enferrujar o aço galvanizado (Rusted column image by Yanir Taflev from Fotolia.com)

O que é o aço inoxidável?

O aço inoxidável é produzido quando uma solução de cromo de ao menos 10 % é adicionada ao aço fundido. O aço no estado líquido é despejado, pressionado ou moldado. Quando esfria e endurece, o aço inoxidável é formado. O aço temperado também é submetido a tratamentos com ácido, chamados de decapagem, que removem as impurezas da superfície do material, e à passivação, que forma uma camada não corrosiva sobre a superfície do aço.

Diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável
O aço inoxidável é usado para a maioria das ferramentas manuais e talheres (metal image by Mike Phillips from Fotolia.com)

Usos do aço inoxidável

O aço inoxidável é o principal metal utilizado na construção. É particularmente atraente para a construção devido à robustez e resistência à ferrugem. Os grandes edifícios e casas são estruturados e construídos com ele. O aço inoxidável é usado para a fabricação de tubos para a construção, bem como encanamentos. Ele é usado para a maioria dos equipamentos, ferramentas manuais e lâminas de serra.

O aço inoxidável é um material eficiente para uso em ambientes marinhos. Ele resiste à ferrugem e mantém-se conservado em ambientes úmidos e salgados.

É usado para a mecânica e exteriores de eletrodomésticos, e constitui a maioria dos talheres. O aço inoxidável também pode ser encontrado em mobiliário e joias.

Diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável
O aço inoxidável é usado para estruturar grandes edifícios (stainless steel building image by Christopher Dodge from Fotolia.com)

Quando não usar o aço inoxidável

O aço inoxidável não deve ser usado quando quaisquer duas peças serão colocadas juntas. O atrito pode quebrar a camada de óxido do aço e as peças podem realmente soldar uma na outra. Além disso, ele é uma má escolha se existe uma potencial exposição ao cloro. O cloro destrói a camada de óxido do material, tornando-o suscetível à corrosão. Por essa razão, o aço inoxidável nunca deve ser limpo com uma solução que contenha cloro.

Diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável
Alvejantes que contenham cloro podem corroer o aço inoxidável (turquoise flow image by askthegeek from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível