Mais
×

Diferenças entre alabastro e mármore

Atualizado em 21 novembro, 2016

Tanto o mármore quanto o alabastro têm sido usados ​​desde a antiguidade em esculturas e outras obras de arte. Nos tempos antigos, o alabastro usado por artesãos era uma forma de calcita e, essencialmente, era o mesmo que o mármore. Atualmente, quando artistas usam alabastro, estão trabalhando com gesso, um material com algumas semelhanças ao mármore, mas também com algumas diferenças.

O alabastro era mole demais para ter sido usado na construção do Taj Mahal, que é feita de mármore (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Peso e origens

O gesso, sob a forma de alabastro, é muito mais leve do que o mármore. O alabastro pesa 64 Kg x 28,31 L, enquanto o mármore pesa 73 Kg x 28,31 L. O alabastro é uma rocha sedimentar química, o que significa que foi produzida de detritos precipitados em um corpo de água. O gesso alabastro é na verdade um evaporito de sal formado a partir da evaporação da água marinha.

O mármore é uma rocha metamórfica formada a partir de outro tipo de rocha, devido ao calor e pressão extremos da crosta terrestre. Alguns dos alabastros mais antigos são encontrados em profundidades ordovicianas na Terra, o que significa 500 milhões de anos.

Trabalhabilidade

O alabastro é mais suave que o mármore - também considerado um mineral macio. O alabastro marca 2 na Escala de Mohs, enquanto o mármore marca 3. Isso significa que o mármore é duas vezes mais duro que o alabastro. O mármore é forte o suficiente para ser usado em esculturas monumentais e edifícios, já o alabastro pode ser riscado com um prego, sendo facilmente esculpido com um serrote.

Aspecto

O alabastro pode ser tão translúcido que era usado em vidraças antes do vidro ser aperfeiçoado. A luz adentra o mármore e, em seguida, retorna aos olhos, dando a essa pedra uma luminescência incomparável; porém o mármore não é tão translúcido quanto o alabastro.

Custo, ocorrência, durabilidade

O alabastro é menos caro que o mármore. Embora ambos sejam encontrados em todo o mundo, o alabastro é mais comum na América do Norte que o mármore. Esse é normalmente nomeado com o local de origem, como o Mármore de Carrara; diferentemente do alabastro. As estátuas de mármore podem ser mantidas em lugares externos, porém devem ser cuidadas para evitar a corrosão. Estátuas e estatuetas de alabastro são frágeis demais para ser mantidas ao ar livre.

Valor

Apesar de escultores e artistas preferirem o mármore branco, o mármore pode ser usado em toda e qualquer outra cor para bancadas, tampos de mesa, paredes ou pisos. Exceto pelo raro alabastro preto, o alabastro deve ser branco puro. Se não for branco puro, pode ser moído para uso no gesso ou estuque, ou como carga em papel ou borracha. Depois de um tempo, alguns alabastros podem desenvolver nervuras acastanhadas ou manchas, o que diminui seu valor.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article