Mais
×

Diferenças entre os ambientes de trabalho formal e informal

Atualizado em 23 março, 2017

A explosão da Internet trouxe um novo olhar em relação às mudanças no ambiente de trabalho contemporâneo. O ambiente de trabalho formal é definido pelo vestuário profissional e pelo cumprimento de jornadas de trabalho estruturadas. Empresas, como Google e Microsoft, no entanto, adotaram uma cultura menos restritiva no local de trabalho, onde as roupas sóbrias e a formalidade foram substituídas por sextas-feiras casuais e a opção de levar o animal de estimação para o trabalho.

Calças cáqui e camisas com botões são exemplos de vestuário para um ambiente de trabalho informal (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Roupas

Muitas vezes, os ambientes de trabalho formais possuem códigos de vestuário. Estes podem variar de roupas casuais (calça e camisa com colarinho) a apenas trajes formais. Os ambientes de trabalho informais também possuem restrições de vestimenta, como por exemplo, não usar roupas ofensivas ou sexualmente sugestivas; no entanto, as políticas são muito mais liberais. Na verdade, o código de vestuário oficial do Google é: "vocês devem usar roupas."

Saúde e estímulo

No ambiente de trabalho informal, como em uma empresa emergente de Internet, os funcionários muitas vezes têm vantagens, tais como máquinas de pinball e videogames. O seguro progressivo oferece aos funcionários clínicas médicas e academias no próprio local de trabalho. Um empregador de trabalho formal pode oferecer essas regalias, mas os extras são fornecidos por terceiros e fora do ambiente de trabalho.

Ambiente de trabalho

Os ambientes de trabalho formais são conhecidos pelos cubículos e o escritório do chefe, enquanto os ambientes de trabalho informais apresentam menos gabinetes designados e são mais abertos. Em alguns ambientes de trabalho informais existem bolas gigantes ergonômicas, ao invés de cadeiras tradicionais de escritório; e mesas compridas comuns, ao invés de mesas individuais.

Estrutura de gestão

Muitos locais de trabalho formais possuem um organograma muito bem estruturado e incentivam a adesão à cadeia de comando. A International Business Machines utiliza a estrutura organizacional tradicional. A 37signals, Chicago, Illinois, uma empresa de software, é o exemplo de uma empresa que acabou com os organogramas e utiliza um modelo de gestão horizontal, onde os títulos e a classificação são menos importantes, e as ideias e a criatividade são incentivadas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article