on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Diferenças entre um arquivo "DOC" e um arquivo "DOCX"

Atualizado em 17 abril, 2017

Os arquivos com a extensão "DOC" e "DOCX" são produtos do Microsoft Word. A extensão do arquivo é a segunda parte do nome, vindo após o ponto ".". A intenção das extensões é dar uma rápida ideia do formato do conteúdo nos arquivos e os programas que os abrem.

"DOC" e "DOCX" são extensões para documentos do Microsoft Word (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

Extensão "DOC"

"DOC" é uma abreviação para documento. As versões antigas do Microsoft Word usavam essa extensão para armazenar os arquivos criados no programa. O arquivo era armazenado em formato binário. A extensão "DOC" não é utilizada apenas pelo Word, mas também pelos programas DisplayWrite 4, Interleaf, Palm Pilot, Samna Word e Adobe FrameMaker. Todos esses utilizam a extensão para identificar o tipo do documento.

Loading...

Extensão "DOCX"

O Word está incluído no Microsoft Office. Com o lançamento do Office 2007, a Microsoft mudou o formato de saída de todos os programas do pacote. Ao invés de armazenar arquivos em formato binário, o Word agora utiliza um formato Open XML. A extensão "DOCX" foi criada para distinguir os arquivos com o novo formato dos arquivos antigos em formato binário. O "X" adicional significa XML, que é uma versão do "Extensible Markup Language" (Linguagem extensível). Esse é um formato de texto simples, com layout e instruções de formatação escritos em tags, que são expressas entre colchetes. O arquivo XML é comprimido para formar a extensão "DOCX".

Capacidades

A Microsoft colocou o formato Open XML em todos seus programas. Ela vê o formato como um método neutro para transferir dados entre programas incompatíveis. Isso significa que os componentes do pacote Office conseguem trocar dados com os formatos Open XML. O formato binário dos arquivos "DOC" só podem ser abertos pelo Word ou outros programas com adaptador Word. Já as versões do Word desde o Office 2007 são capazes de abrir os arquivos "DOC" antigos.

Macros

Além do formato com o qual os arquivos são armazenados, existe outra grande diferença entre os arquivos "DOC" e "DOCX". O primeiro é capaz de armazenar macros, já o segundo não. Um macro é uma sequência de comandos gravada que automatiza a população dos campos de modelo. A Microsoft introduziu uma extensão diferente para dar significado aos arquivos compatíveis com macro, a extensão "DOCM". Ela também é armazenada em formato XML comprimido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...