Mais
×

Diferenças entre o arroz integral de grão curto e o de grão longo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Apesar do arroz integral de grão curto e longo apresentarem mais similaridades que diferenças, contêm algumas disparidades em relação ao sabor e método de preparação. Não confunda o arroz integral de grão longo com o jasmine ou basmati. Apesar desses tipos terem grãos longos, eles são diferentes.

Arroz cru parece-se com vários outros grãos, como quinoa e cevada (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

Aparência

Tanto o arroz integral de grão longo quanto curto apresentam uma cor levemente marrom e tamanho pequeno. O arroz de grão curto é largo e geralmente tem pontas arredondadas. Já o de grão longo tem extremidades pontudas. Em alguns casos, você pode achar um arroz de grão médio, que fica a meio caminho entre esse dois tipos.

Sabor

Ambos os tipos de arroz integral apresentam o sabor amendoado que várias pessoas associam ao grão. Entretanto, sua textura varia. O arroz de grão curto é mais grudento que o de grão longo, e tem sabor mais suave. O arroz de grão longo é mais soltinho, leve e fofo, com um sabor aerado.

Como preparar o arroz

Devido à sua tendência de ficar grudento e macio, o arroz de grão curto sofre com qualquer adição extra de água. Por causa de seu tamanho menor, ele requer um período de cozimento mais curto que o arroz de grão longo. Se você tiver o hábito de preparar o arroz de grão longo, pode reduzir a quantidade de água em 10%. Geralmente, você deve usar cerca de duas xícaras e meia de água para cada xícara de arroz. Algumas marcas recomendam usar duas xícaras de água por xícara de arroz, enquanto outras recomendam usar três.

Semelhanças

O arroz integral, não importa qual o tamanho do grão, possui qualidades nutritivas semelhantes. Um quarto de xícara de arroz cru tem cerca de 170 calorias e aumenta seu volume para cerca de 2/3 de xícara ao ser cozido, dependendo de quanto você use de água. O arroz integral tem uma quantidade moderada de fibra e de proteína, mas é pobre em ambos se comparado a outros grãos, como aveia e trigo. Ambos os tipos de arroz apresentam um sabor amendoado e são considerados grãos integrais.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article