Diferenças entre arruelas de EPDM e as de borracha de nitrilo

Escrito por pauline gill | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre arruelas de EPDM e as de borracha de nitrilo
Variedades de arruelas de elastômero (different washers image by Witold Krasowski from Fotolia.com)

EPDM, um acrônimo para monômero de etileno propileno dieno, e borracha de nitrilo, comumente conhecida como borracha Buna N, são ambas borrachas sintéticas. Elas estão entre os tipos que são livremente agrupados ou erroneamente chamados de neopreno, apesar de, como este, terem surgido de diversos tipos de aplicações de borrachas sintéticas com características específicas.

Outras pessoas estão lendo

EPDM

Monômero de etileno propileno dieno é firme e resistente à abrasão e lida bem com substâncias polares, como a água, agentes de refrigeração e vapor. Ele resiste extremamente bem. Por isso encontra um uso bem amplo em coberturas, juntas, selamentos, vedação contra o clima em torno de janelas e automotiva e mangueiras de refrigeração. Por outro lado não é bom para uso com óleos e produtos com base em petróleo. Sua resistência física faz dele bom para aplicações móveis ou vibrantes como suportes de equipamentos, correias de transmissão e arruelas.

Diferenças entre arruelas de EPDM e as de borracha de nitrilo
Membrana de recobrimento de EPDM em um telhado liso (factory image by Alexander Petrari from Fotolia.com)

Buna N

Borracha de nitrila, muito conhecida como Buna N, possui uma resistência física um pouco pior e resistência climática muito pior. Entretanto, a Buna N é apreciada por ser muito útil para selamento e mangueiras de combustível e óleo, e outras tarefas desafiadoras sob o capô no setor automotivo, por suas características em relação à temperatura. Luvas de borracha de nitrila também são comuns para proteger as mãos contra a exposição constante à maioria dos compostos químicos.

Comparação direta

EPDM é usado em áreas onde são importantes resistência climática, vedação e controle de vibração. É muito bom para barrar condições climáticas problemáticas como luz solar e ozônio. É fisicamente elástico e útil para suportes de amortecimento de movimentos. Buna N tende a ter um melhor propósito em aplicações industriais que envolvem resistência a compostos químicos e óleos. É largamente utilizada como substituta para borraça de látex em qualquer situação em que preocupações com choques alérgicos ou anafiláticos são predominantes.

Diferenças entre arruelas de EPDM e as de borracha de nitrilo
Sistemas complexos usam diversos tipos de tubulações (wires and hoses image by Victor M. from Fotolia.com)

Uso comparativo como arruelas

Arruelas chatas de borracha sintética são usadas tanto em vedação como para amortecimento. O primeiro fator a se considerar quando estiver selecionando o material para uma arruela de borracha é o motivo primário pelo qual se está usando uma arruela com propriedades elásticas. Muitas aplicações em vedação podem ser resolvidas com compostos selantes sobre as roscas dos parafusos.

O outro fator é a quantidade de pressão que a aplicação de vedação vai ter que suportar. Borrachas sintéticas também têm a tendência a alargarem com o tempo, o que significa que selos tipo junta tórica e arruelas chatas se achatarão com o tempo se forem muito pressionadas. Isso faz com que elas ultrapassem seu nível de elasticidade, o que é muito importante para a vida útil da vedação.

Se o propósito é puramente amortecer vibrações, então a primeira consideração será absorver a vibração contínua com o tempo, desde que o material seja compatível com as características químicas e ambientais da aplicação.

Considerações econômicas

O custo das matérias primas para a produção de borrachas sintéticas varia amplamente. Se a base do elastômero é muito dependente do mercado do petróleo, porque é um derivado dele, o preço do produto final pode flutuar muito e frequentemente. Se a influência dos preços do petróleo é menor, um material pode superar o outro. Desde que a resistência química e ambiental sejam consideradas, muitas companhias compram grandes quantidades de qualquer material tendo o preço como fator determinante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível