Conhecimento

Diferenças entre astecas, maias e incas

Escrito por trish jackson | Traduzido por ricardo guardati
Diferenças entre astecas, maias e incas

Os incas construíram enormes blocos de pedra.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os astecas, maias e incas são muitas vezes confundidos por aqueles que não estudaram sua história. Os astecas e maias foram civilizações mesoamericanas (viveram no México e América Central), enquanto que os Incas viveram na América do Sul. As crenças e práticas religiosas dos maias e astecas eram semelhantes, ao passo que os incas adoravam o sol. Os maias e os astecas são famosos por seu calendário, enquanto que os incas são reconhecidos por sua alvenaria e habilidades de engenharia. Todas as três foram grandes civilizações.

Outras pessoas estão lendo

Maias

A civilização Maia ocupava o que é hoje a Guatemala, Belize, e os estados mexicanos de Tabasco, Chiapas e toda a península de Yucatán. Os primeiros registros da civilização Maia mostra que eles já cultivavam lavouras em torno de 1800 a.C e construíram pirâmides e monumentos de pedra. A "era de ouro" de sua civilização ocorreu entre 250 e 900 d.C, com mais de 40 cidades, algumas das quais tinham populações de mais de 50 mil habitantes. Sacrificavam seres humanos para seus deuses. Utilizavam matemática avançada, astronomia e desenvolveram o calendário maia de 365 dias. Eles tinham uma linguagem escrita e fizeram livros de papel. Não se sabe o que causou o colapso de sua civilização.

Astecas

Os astecas viveram no centro do México, de 1325 a 1523 D.C. Não se sabe de onde vieram, pois não tinham uma língua escrita, mas diz-se que vinham de uma ilha conhecida como Astlan. Chegaram em um grupo fraco e maltrapilho, mas se tornaram uma grande civilização. Sua capital, Tenochtitlan, estava localizada no que eles chamavam de "Vale de Mexica" em terreno pantanoso, e seus edifícios muitas vezes afundavam. Eram fortes militarmente, sacrificavam seres humanos para seus deuses e utilizavam técnicas agrícolas avançadas. Quando os espanhóis chegaram no século 16, destruíram o povo completamente, restando poucos sobreviventes.

Incas

A civilização Inca existiu ao mesmo tempo que a Asteca. Seu império na América do Sul cobria um vasto território, principalmente na Cordilheira dos Andes, mas também incluía desertos, estendendo-se de Quito, no Equador, até o rio Maule, no Chile. O nome tem origem em um governante, Tupac Inca, e construíram mais de 14. mil quilômetros de estradas e pontes, que podiam ser cruzadas a pé ou a cavalo. São famosos por suas habilidades de alvenaria, mas não se sabe como cortavam e encaixavam pedras maciças com tanta precisão, ou como as transportavam para lugares como a famosa cidade de Machu Picchu, construída no alto de uma montanha na selva. Os incas adoravam o sol; foram aniquilados pelos espanhóis no século 16.

Olmecas

Os olmecas antecederam os maias, e sua civilização foi às ruínas por volta de 400 a.C. Pouca informação existe sobre eles, mas alguns acreditam que o calendário maia tenha se originado dos olmecas. Se diz que exerceram uma grande influência sobre os maias e astecas. Eram escultores de pedra, e algumas de suas enormes cabeças de pedra podem ser vistas no museu Smithsonian. O ullamaliztli, um jogo de bola jogado pelos astecas, acredita-se ter sido iniciado pelos olmecas, ao passo que suas crenças religiosas teriam sido adaptadas pelos maias e astecas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media