Diferenças entre as barras verdes e vermelhas do uso da CPU

Escrito por j.t. barett | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre as barras verdes e vermelhas do uso da CPU
O Gerenciador de Tarefas do Windows ajuda a solucionar problemas de velocidade do seu computador (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Para um rápido resumo sobre os níveis de atividade da unidade central de processamento do seu computador (CPU), no Microsoft Windows XP, Vista ou 7, pressione as teclas, control + shift + del. A janela do Gerenciador de Tarefas irá aparecer. Clique na aba "Desempenho". Uma barra vertical no topo indica o uso da CPU. Ao lado dela, um gráfico traça o histórico recente. Eles têm partes vermelhas e verdes, indicando diferentes tipos de programas que estão sendo usados pela CPU.

Outras pessoas estão lendo

Uso total da CPU

A atividade da CPU é medida pelo percentual de tempo que a ela passa ocupada ou ociosa. Se a CPU estiver ociosa, você verá os números baixos. Se estiver ocupada, a barra será mais alta, e você verá porcentagens maiores. As barras verdes indicam a totalidade da CPU consumida por todos os programas. Seus jogos, editores de texto, a navegação na web e as planilhas de trabalho compõem a maior parte dessa atividade. Editores de texto e planilhas consomem a menor parte da CPU, a navegação na web usa uma quantidade moderada ou grande, e os jogos ocupam a maior parte. Se um programa "trava" e não responde, o seu uso de CPU subirá como um foguete. Você pode forçar o programa problemático a parar clicando na aba "Aplicativos", selecione o programa que não responde e clicando no botão "Finalizar”.

O uso do núcleo da CPU

O Gerenciador de Tarefas exibe barras vermelhas para mostrar o uso do núcleo da CPU (kernel), ou os processos do Windows. Neste caso, o vermelho não significa "perigo" ou "sobrecarga", mas simplesmente que o Windows está usando o computador, gerenciando os seus recursos em segundo plano. Ele funciona com mais dificuldade se você copiar arquivos grandes, receber downloads de arquivos ou abrir um banco de dados. Um usuário de desktop típico raramente verá barras de CPU vermelhas com dois dígitos; se o Windows constantemente consome mais de 50% do seu tempo de CPU, isso indica claramente um problema. Para servidores web e banco de dados, que são computadores que atendem a muitos usuários de rede, isso é normal.

Histórico

As barras de uso exibem os níveis de atividade da CPU a cada momento. Ao lado deles, um gráfico de rolagem mostra o histórico recente da máquina. Ele tem duas linhas: uma verde para o uso total da CPU e uma vermelha para o núcleo. Ele é normalmente atualizado uma vez por segundo, mas você pode alterar a taxa das atualizações ou pará-las completamente. Clique no menu "Exibir" da janela e selecione "Atualizar agora" ou "Atualizar velocidade" para mudar o comportamento do gráfico. Se o seu computador tem várias CPUs, como muitos fabricados desde 2011, selecione "Histórico da CPU", e altere a configuração para ver cada unidade de forma independente ou combiná-las em um único gráfico.

Ativar a visualização do núcleo

Você pode ativar ou desativar as barras vermelhas, a qualquer momento, clicando no menu "Exibir", "Perfomance". Com a opção, você verá os mesmos percentuais totais da CPU em verde, mas não a atividade do núcleo como uma cor distinta. Isso muda o display da barra e o gráfico de rolagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível