Diferenças entre Brasil e Argentina

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre Brasil e Argentina
Brasileiros e argentinos são mais parecidos do que pensam (Mario Tama/Getty Images News/Getty Images)

Brasileiros e argentinos possuem uma relação de amor e ódio bastante intensa. Os dois povos possuem mais similaridades do que gostariam de admitir, seja no esporte, na cultura ou na História. Porém, algumas rixas históricas ainda se mantêm bastante fortes, principalmente as relacionadas ao futebol. Atualmente, Brasil e Argentina passam por momentos diferentes em relação à economia e à política, o que acaba gerando alguns desentendimentos. Os povos dos dois países sabem que trabalhando juntos e em harmonia todos saem ganhando. Conheça as principais diferenças entre nós e os "hermanos".

Outras pessoas estão lendo

Inflação

A diferença mais visível entre Brasil e Argentina está na economia. O governo brasileiro conseguiu, depois de muitos anos, aumentar a renda média do trabalhador e domar a inflação que, nos anos 1980 e início da década de 1990, era estratosférica. O Plano Real, lançado no governo Itamar Franco, e a maior austeridade econômica de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Roussef colaboraram para espantar o aumento dos preços. Devido à maquiagem das estatísticas oficiais e o controle cambiário, a economia da Argentina vem sofrendo um forte revés, elevando a inflação a taxas anuais de cerca de 25% e consequentemente uma perda de poder de compra da população.

Comida

É na mesa de comida que vemos uma das mais nítidas diferenças entre Brasil e Argentina. O brasileiro gosta sempre de ter um prato colorido, com vários ingredientes como arroz, feijão, carne, ovo, salada e batata frita. Como somos uma nação miscigenada com influências de negros, índios e europeus, estamos acostumados a misturar tudo, seja na música ou na culinária. Já o argentino prefere pratos com menos ingredientes, como uma porção de carne e uma de batata, evitando maiores misturas. Bife de chorizo, milanesa e massas, por conta da influência italiana na cultura do país, são os preferidos dos portenhos. O arroz, muito raro na culinária da Argentina, é visto muitas vezes em saladas, servido frio.

Música

A música brasileira e argentina têm inúmeras diferenças, seja no ritmo ou na temática de suas letras. No Brasil, o samba e o axé possuem batidas rápidas, muitas vezes frenéticas. Suas letras são, quase sempre, alegres e positivas. Já na Argentina, o tango é o ritmo mais conhecido. Ele possui um compasso muito mais lento, para ser dançado a dois, de forma mais elegante e romântica. Suas letras são quase sempre melancólicas, com histórias que falam de amores perdidos e passados gloriosos. Carlos Gardel e Astor Piazzolla são os músicos tangueiros argentinos mais conhecidos mundialmente. No rock, Fito Páez e Charly Garcia conseguiram alguma repercussão no Brasil.

Esportes

Brasileiros e argentinos são conhecidos mundialmente pela sua paixão pelo futebol, mas existem outros esportes nos quais cada país possui um histórico de sucesso. O Brasil possui uma forte tradição no vôlei feminino e masculino, tanto de quadra como de praia. Judô, iatismo, natação e atletismo são outras modalidades onde os brasileiros se destacam. Já os argentinos são conhecidos pelo hóquei de grama, principalmente pela seleção feminina, e também pelo rugby e polo, devido à influência inglesa entre a enorme classe média argentina, principalmente no início do século passado.

Diferenças entre Brasil e Argentina
Brasileiros e argentinos são loucos por futebol (Getty Images/Getty Images Publicity/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível