Diferenças entre cabos HDMI dourados e niquelados

Escrito por richard asmus | Traduzido por thiago andre scarani
Diferenças entre cabos HDMI dourados e niquelados
Os cabos HDMI que se conectam à sua TV de tela larga podem ter conectores niquelados ou banhados a ouro (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Desenvolvido em 2002, o padrão HDMI (Interface Multimídia de Alta Definição) oferece conexões digitais de alta velocidade para os componentes de um sistema de entretenimento doméstico, utilizando um único cabo para transmitir vídeo e até oito canais de áudio. Através do HDMI, as fontes de sinal se comunicam com a HDTV para se configurarem automaticamente, iniciar a reprodução com um toque e até mesmo acessar a internet, dependendo do modelo do aparelho. Muitas fabricantes disponibilizam modelos de cabos HDMI, com várias características.

Cabos HDMI

Os cabos HDMI conectam todos os dispositivos de um sistema de entretenimento doméstico que possuam as portas correspondentes, como reprodutores e gravadores de DVD, reprodutores de Blu-Ray, gravadores de vídeo digital, receptores de TV a cabo e via satélite, receptores de áudio e vídeo, consoles de jogos e telas de alta definição. Os computadores que possuem portas HDMI podem exibir suas apresentações na tela da HDTV ou fornecer acesso à internet para qualquer dispositivo do sistema que necessitar. Todos os componentes que estão conectados podem se comunicar entre si através do cabo HDMI. Muitos telespectadores se perguntam se precisam de cabos niquelados ou banhados a ouro para obterem a melhor qualidade de imagem.

Ouro e níquel

Alguns fabricantes de cabos HDMI oferecem cabos banhados a ouro ou níquel, mas as únicas diferenças entre eles são a camada metálica dos pinos e o corpo dos conectores. O ouro faz uma conexão elétrica melhor e não se corrói, mas caso o cabo seja usado em um ambiente interno climatizado, o níquel se conectará bem o suficiente e pode permanecer sem corroer. Você deve escolher o cabo HDMI com base em sua largura de banda e seu comprimento e só depois escolher o tipo de conector.

Largura de banda do cabo

O licenciamento HDMI requer que os cabos comuns, de categoria 1, transmitam uma largura de banda de até 2,25 Gbps, suficiente para um sinal 720p/1080i (entrelaçado). Os cabos de categoria 2, ou de alta velocidade, devem passar por um teste de transmissão de 10,2 Gbps, e devem ser capazes de transmitir sinais 1080p. Escolha uma categoria de cabos de acordo com sua TV de alta definição. Nas outras conexões, use os cabos de categoria 1 para saída de aparelhos de DVD e TV a cabo ou via satélite, e categoria 2 para saída de blu-rays e consoles de última geração..

Seleção do cabo

É possível que haja modelos de cabos que atendam aos seus requisitos com conectores banhados a ouro ou níquel. Como eles atendem aos requisitos técnicos, a escolha dependerá de questões ambientais ou preferência pessoal. Em ambientes de alta umidade ou grandes variações de temperatura, o conector banhado a outro desempenhará melhor o seu trabalho, sem ficar corroído. Porém, em condições normais, o níquel deve ser suficiente. Algumas pessoas preferem a aparência dos conectores banhados a ouro, que são mais caros. Alguns fabricantes produzem cabos de maior largura de banda, visando atender necessidades futuras, mas que não fornecem qualquer diferença perceptível na sua apresentação.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível