Mais
×

Diferenças entre carcinoide e carcinoma

Atualizada July 20, 2017

Carcinoma e carcinoide são duas palavras que se relacionam ao câncer, e embora compartilhem uma origem etimológica em comum, elas possuem significados diferentes. Um carcinoma é um tumor maligno, sendo definido como qualquer tipo de câncer que surge na pele ou em um tecido que cobre um órgão do corpo. Já um carcinoide refere-se a tumores que surgem de dentro do corpo, podendo ser malignos (cancerosos) ou benignos.

Tratamentos para câncer carcinoide e carcinoma são semelhantes (drugs in doctors gloved hand image by Keith Frith from Fotolia.com)

Carcinoide

Os tumores carcinoides se originam no interior das células do sistema neuroendócrino e são mais comumente encontrados no trato gastrointestinal. Eles são geralmente pequenos e de crescimento lento. Pode demorar muitos anos para esse tumor crescer e alcançar um tamanho em que possa ser visível ou produza sintomas.

Carcinoma

Carcinoma é a palavra usada para descrever todo o câncer que se origina na pele ou sobre a cobertura de um órgão do corpo. Exemplos de tipos de carcinoma são: carcinoma basocelular (o tipo mais comum de câncer de pele), câncer de mama, câncer de cólon, câncer de fígado, câncer de pulmão, câncer de próstata e câncer de estômago. Todos eles, geralmente, possuem um desenvolvimento mais rápido do que os carcinoides.

Sintomas

Quase todos os acometidos pelo carcinoide relatam sintomas de rubor e diarreia, e metade relata câimbra e lesões na válvula cardíaca. Cânceres carcinoma podem apresentar vários sintomas, a maioria geralmente trata-se de um nódulo sob a pele. Outros sintomas podem incluir a descoloração da pele e dores.

Tratamentos

Os tratamentos para o câncer carcinoma e carcinoide são semelhantes. Eles podem incluir quimioterapia, radioterapia, cirurgia, terapia hormonal, cirurgia intervencionista e transplantes de células-tronco.

Prevenção

Alguns cânceres carcinoma podem ser evitados, tal como o câncer de pele, limitando a exposição ao sol. Outros, como o câncer do cólon, tem demonstrado uma probabilidade reduzida de ocorrência com base em certas dietas -- como à base de fibras ou uma "dieta mediterrânea". Outros ainda, como o câncer de pulmão, pode ser evitado limitando a exposição a substâncias químicas nocivas.

De acordo com o site "carcinoid.org", nenhuma evidência empírica foi encontrada sugerindo que os cânceres carcinoides podem ser prevenidos com uma dieta.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article