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Diferenças entre carta comercial e carta informal

Atualizado em 23 março, 2017

As diferenças entre cartas comerciais e cartas menos formais, ​​ou pessoais, podem ser encontradas em ambas as estruturas de cada uma. As cartas pessoais informais permitem a discrição do remetente em relação à disposição dos elementos e outros itens da carta. Por outro lado, as cartas comerciais devem seguir padrões estritos para o estilo e a forma. Os elementos-chave, como disposição, estrutura de parágrafo e formatação técnica diferenciam uma carta comercial adequada de uma carta informal.

As diferenças entre cartas comerciais e cartas menos formais, ​​ou pessoais, podem ser encontradas em ambas as estruturas de cada uma (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Cabeçalho e encerramento

O cabeçalho de uma carta comercial deve incluir o nome do remetente, endereço, e data. Justifique o cabeçalho à margem esquerda e selecione espaço simples para as informações. As informações de contato do destinatário devem ser separadas do cabeçalho por um espaço simples e incluir o nome completo do destinatário e o endereço, inclusive o código postal. Uma pessoa que elabora uma carta informal pode optar por usar apenas uma saudação no cabeçalho da carta. O encerramento de uma carta comercial requer uma saudação de despedida e uma assinatura. Muitas vezes, uma carta comercial incluirá a assinatura, bem como o nome do remetente digitado abaixo dela e quaisquer credenciais ou títulos detidos pelo escritor. Use quatro espaços entre a saudação de despedida e o nome digitado para a assinatura manuscrita. O nome do remetente e uma saudação menos formal é o suficiente quando se encerra uma carta pessoal.

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Estilo do corpo do texto

As cartas pessoais de natureza informal podem ser trabalhadas sem as restrições estilísticas de uma carta comercial. O remetente pode escolher um estilo ou um tom para combinar com as características normais de interação com o destinatário. Em uma carta de negócios, o estilo deve estar de acordo com a intenção da carta. As cartas comerciais destinadas a familiarizar o destinatário com o remetente ou serviços comerciais devem começar com uma introdução. O remetente deve, então, usar o equilíbrio do texto para informar o destinatário sobre a intenção da carta ou sobre o pedido para alguma ação. Por exemplo, uma carta de vendas deve apresentar o vendedor e o produto, direcionar como o produto servirá ao destinatário e, no final, chamar o leitor à ação — para compra do produto ou serviço.

Diferenças técnicas no formato

As normas técnicas padrão para cartas comerciais incluem margens de 2 cm nas laterais com um espaço de 2,5 cm nas margens superior e inferior da página. As datas em cartas comerciais devem ser escritas por extenso, não abreviadas, e incluem o mês, dia e ano. Os remetentes devem usar títulos apropriados em cartas comerciais, mas evitar redundâncias. O nome completo do destinatário deve aparecer na saudação, com dois pontos em uma carta comercial. A carta pessoal pode incluir um nome ou título e sobrenome seguido por uma vírgula. Deve haver um espaço entre o título, informações de contato do escritor e a saudação de abertura. Um espaço também é padrão entre a saudação e cada um dos parágrafos no corpo da carta. Use fontes com serifa de 12 pontos, como Times New Roman, em uma carta comercial e espaçamento simples entrelinhas em todo o texto. As cartas comerciais devem sempre ser digitadas, mas fazê-las manuscritas adiciona um toque pessoal.

Questões importantes em relação ao posfácio

Seguindo o encerramento, as cartas comerciais devem conter posfácios apropriados, como a divulgação de cópias. Um "cc:" significa que a carta também foi encaminhada a outras pessoas. O posfácio também é o local adequado para a notação do material incluído em uma carta comercial. O documento de acompanhamento deve ser referenciado, como itens incluídos após a assinatura de encerramento, com o número e a natureza do padrão de caixas em uma carta comercial.

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Referências

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