Tipos de pedra usados na construção de monumentos

Monumentos de pedra de cada século tem sobrevivido ao teste do tempo

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os construtores antigos reconheciam o valor de construir com pedra. Quer olhemos 5 mil anos para o passado ou apenas 200, as construções de arquitetos que usaram pedras como matéria-prima tem sobrevivido além de suas vidas. Pedras como calcário e arenito eram usadas no passado porque são facilmente retiradas do solo. As mais duras, como o granito, são mais comuns hoje e possíveis de resistir às variações climáticas por períodos longos.

Granito

O reconhecido monumento a Washington é um obelisco de granito

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O granito é uma famosa pedra ígnea encontrada por todo o mundo. É composta principalmente por feldspato e quartzo, com pequenas concentrações de outros minerais. É utilizado por resistir às variações climáticas e à abrasão, suportando um peso significativo e podendo ser polido até brilhar. De acordo com o departamento de geologia da universidade de Wesleyan, o granito tem sido usado para construir monumentos desde que a grande pirâmide de Giza foi alinhada com grandes blocos do material. Tem sido minado nas Américas desde o século XIX. O monumento a Washington em washington D.C. é largamente composto por granito.

Mármore

O mármore branco foi escolhido para o Taj Mahal

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

acordo com o "Granite Land", muitos arquitetos gregos e romanos usaram o mármore como matéria de construção. A pedra vem em uma vasta variedade de cores com padrões intricados. O Taj Mahal na Índia foi construído com mármore branco polido. De acordo com a lenda indiana, Shah Jahan planejava construir outro Taj Mahal do outro lado do rio com mármore preto. O mármore é feito da metamorfose de calcário ou dolomito. Quanto mais puro o calcário, mais branco será o mármore. Durante a metamorfose, os minerais são recristalizados para formar uma pedra mais forte e densa.

Calcário

A pirâmide de calcário de Khafre em Gizé

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os monumentos mais antigos do mundo são feitos de calcário. A pirâmide de Gizé foi feita de blocos de calcário cercados por uma camada de granito. O coliseu romano foi construído com calcário. É uma pedra sedimentária composta por criaturas orgânicas marinhas fossilizadas como moluscos, corais, brachiopodas e ectoproctas. O calcário é macio, fácil de ser cortado e entalhado e amplamente disponível, motivo pelo qual os antigos o utilizavam. É em particular, suscetível às variações climáticas e erode ao entrar em contato com a água e o vento, sendo o motivo provável pelo qual as pirâmides eram cobertas com granito, para ter uma proteção mais resistente.

Arenito

O monumento de arenito Ankhor Wat, na Tailândia

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O arenito, como o calcário, é uma rocha sedimentária. É feito de areia fossilizada e solidificada. As partículas de areia precisam ter entre 0,1 mm e 2,0 mm de diâmetro para se qualificar como arenito. As partículas menores que se solidificam são chamadas de folhelho ou siltito. A areia é geralmente uma mistura de grãos de quartzo e feldspato com calcita, gesso ou argila cimentando a pedra. Ankhor Wat na Tailândia é feita toda de arenito. O processo de construção foi tão bem sucedido que, depois disso, passou a se referir a construções com arenito de "construções no estilo Ankhor Wat".

eHow Brasil
×