on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como dizer as diferenças entre cavalos-marinhos machos e fêmeas

Os cavalos-marinhos são famosos por possuírem a habilidade de trocar de sexo: os machos incumbam os embriões em seus corpos, literalmente engravidando. Contudo, as diferenças físicas entre os sexos, especialmente quando não estão na época do acasalamento, são bem sutis. Se você observar somente um cavalo-marinho, à primeira vista, não conseguirá dizer se é um macho ou uma fêmea. Quando estão em pares ou grupos, dá para distingui-los com maior certeza.

Instruções

Determinar o sexo de um cavalo-marinho pode ser desafiador (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Compare os tamanhos dos cavalos-marinhos. Normalmente, a fêmea é, expressivamente, maior que o macho.

    Loading...
  2. Observe as cores dos animais. Os cavalos-marinhos fêmeas costumam ter cores mais brilhantes do que as do macho.

  3. Observe o comportamento dos cavalos-marinhos. Os machos possuem uma qualidade estereotipada -- são mais agressivos. Em grandes grupos, eles podem brigar por uma fêmea. Os cavalos-marinhos brigam enrolando suas caudas e batendo a cabeça um no outro.

  4. Examine a parte frontal do cavalo-marinho. Os machos apresentam uma bolsa que sai da parte de baixo da barriga e que fica especialmente óbvia quando estão ''grávidos''.

  5. Meça o cavalo-marinho colocando a régua bem próximo a ele. Compare suas medidas às médias para machos e fêmeas dessa espécie em um guia. Assumindo que o animal esteja totalmente desenvolvido, a altura fornece uma indicação do sexo. A altura é medida da ponta da cauda até o topo da cabeça. Pode ser que você tenha que estimar parte do comprimento da cauda.

Loading...

O que você precisa

  • Régua de plástico
  • Guia

Referências

Loading ...
Loading ...