×
Loading ...

Diferenças entre o chá de gengibre e o chá de ginseng

O ginseng é uma planta perene de crescimento lento, com grandes raízes carnudas, originária da Ásia. O gengibre é um tubérculo oriundo do sul asiático. Tanto o chá de ginseng quanto o de gengibre são feitos a partir das raízes dessas plantas. Ambos são usados na medicina alternativa e preparados da mesma forma básica: com fatias das raízes, em preparações em pó ou em saquinhos industrializados. A semelhança entre os nomes das duas ervas pode causar uma certa confusão entre os desavisados.

As pessoas geralmente confundem o chá de ginseng e o de gengibre -- até prová-los (lemon tea image by Horticulture from Fotolia.com)

Sabor

O chá de ginseng apresenta uma coloração amarelo brilhante e possui um sabor acentuado, metálico, algo como o gosto de uma moeda. Ele deixa um forte sabor remanescente que os fitoterapeutas chineses descrevem como "dourado". Definitivamente, o ginseng possui um gosto pronunciado. Por sua vez, o chá de gengibre é conhecido pelo seu sabor picante. Ele é adocicado e fica com a cor "gengibre" marrom avermelhada da especiaria.

Loading...

Preparo

Em geral, o chá de ginseng é feito colocando-se fatias da especiaria em uma xícara, adicionando-se água quente e deixando em infusão por quatro a cinco minutos. Quanto mais tempo a bebida ficar em infusão, mais forte ela ficará. Você pode reutilizar o ginseng para render mais duas ou três xícaras. O chá de gengibre é obtido da mesma forma, colocando-se fatias finas da especiaria em uma xícara de água quente e deixando-a em infusão. O gengibre deve ficar em infusão pelo dobro de tempo do ginseng, de cinco a dez minutos. Ambos os chás podem ser adoçados a gosto, mas o chá de gengibre precisa de menos açúcar. Algumas pessoas só acrescentam limão ao chá de gengibre e acham que já está suficientemente adoçado.

Efeitos

O chá de gengibre é conhecido pelos seus efeitos sobre a digestão e dores. Relata-se o seu efeito positivo para aliviar problemas estomacais, náuseas, flatulência e evitar enjoos e tonturas. O gengibre também é usado para controlar dores crônicas e sintomas de artrite, reumatismo e dores musculares, reduzir os sintomas de alergias, constipações e problemas respiratórios. O ginseng é conhecido pelos seus efeitos sobre o cérebro. O chá de ginseng é usado para aumentar o tempo de reação do sistema imunológico, melhorar a clareza mental e a resistência ao estresse. Também tem sido relatado que o ginseng aumenta a resistência a vírus e infecções, além de minimizar o risco de câncer e diabetes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...