Diferenças entre clavicórdio e cravo

Escrito por jessica davis | Traduzido por poliana r. garrido
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre clavicórdio e cravo
O clavicórdio e o cravo eram usados em reuniões residenciais (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Cravo e clavicórdio são dois instrumentos de teclado medievais que foram inventados mais de 250 anos antes do piano. Muito diferentes em som e forma, esses instrumentos ganharam popularidade durante as eras do Renascimento e do Barroco, mas perderam favoritismo com a invenção do piano em torno de 1700. Pode-se dizer a diferença entre os dois por suas características distintivas.

Outras pessoas estão lendo

História

O clavicórdio foi desenvolvido no século 14 e foi o primeiro teclado a ser inventado após o órgão de igreja. O teclado tinha um visual axadrezado, daí o nome original, "chekker", que vem da palavra medieval para xadrez. Usado pela primeira vez na corte real da música em 1360, o clavicórdio era ideal para uso pessoal, devido ao seu som baixo e ao tamanho pequeno.

Desenhado por Henri Arnaut de Zwolle, o primeiro cravo apareceu em 1440, na França. Foi o principal instrumento de teclado durante a época barroca, que é uma idade de peças musicais instrumentais criadas de 1600 até 1750. O cravo utilizava o baixo contínuo, um método de reproduzir uma linha de baixo contínuo para apoiar as mais altas notas da melodia. Apesar de ter sido um instrumento popular, o uso do cravo desapareceu e, eventualmente, tornou-se obsoleto com a invenção do piano, por volta de 1700.

Identificação

O clavicórdio é uma caixa de madeira longa e retangular com um teclado na frente e foi originalmente feito sem pernas para ser tocado sobre uma mesa, bem como para facilitar o transporte durante a viagem. Eventualmente fabricantes acrescentaram pernas. O acabamento era tradicionalmente simples, mas imagens panorâmicas eram pintadas sob a tampa.

O cravo também era tradicionalmente feito sem pernas para ser tocado sobre a mesa, mas sua forma é muito diferente. A parte da frente e do lado esquerdo criam um ângulo reto, mas o lado direito curva para dentro, muito parecido com um piano. Cravos eram finamente acabados com ornamentos feitos com folha de ouro e imagens pintadas à mão. Os tamanhos variavam entre estreito e grande, semelhante ao tamanho de um piano de cauda, ​​e alguns apresentavam um segundo teclado localizado acima do primeiro.

Função

O clavicórdio e o cravo produzem sons diferentes, de acordo com o mecanismo específico dentro de cada teclado. Quando as teclas são tocadas em um clavicórdio, uma barra em forma de "T" atinge uma corda lá dentro. A nota pode ser alcançada simplesmente movendo o dedo de um lado para o outro, assim como o violino é tocado. Quando a tecla é pressionada no cravo, as cordas perpendiculares lá dentro são tangidas.

Som

O clavicórdio produz o som mais suave que qualquer instrumento, o que transmite uma sensação de tristeza. O som tranquilo tornou-o ideal para performances individuais e como um instrumento de prática. As teclas tangidas do cravo soavam mais como uma guitarra e tinham um tom nasal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível