As diferenças entre condicionamento clássico e operante

Escrito por casandra maier | Traduzido por debora francisco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As diferenças entre condicionamento clássico e operante
Os seres humanos e os animais estão sujeitos ao condicionamento clássico e operante (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

No estudo da psicologia, existem dois tipos de condicionamento que orientam as decisões e comportamentos dos seres humanos e animais. O condicionamento clássico, descoberto por Ivan Pavlov, e condicionamento operante, descoberto por B.F. Skinner, modificam e moldam nossos comportamentos. Estímulos, respostas e consequências são os fatores variantes que guiam as respostas em várias situações. Enquanto intimamente relacionado, é importante distinguir as diferenças entre o condicionamento clássico e o operante.

Condicionamento clássico

Condicionamento clássico envolve comportamentos que são moldados por um emparelhamento de estímulos. Às vezes é referido como condicionamento Pavlovian, em homenagem ao seu fundador. Condicionamento clássico descreve uma resposta involuntária ou automática quando um estímulo especifico é apresentando. Por exemplo, você esta dirigindo e escuta uma música que tem uma conexão com um evento emocional na sua vida. Você começa a sentir fortes emoções porque a música está conectada a um evento emocional. Essa reação é involuntária. O condicionamento clássico também pode ser previsível, conforme os humanos e animais vão respondendo a um evento em antecipação para o próximo. Mais importante é que o condicionamento clássico marca um comportamento que é formado por um estímulo associado.

As diferenças entre condicionamento clássico e operante
Pavlov (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Pavlov

Dr. Ivan Pavlov é o pai do condicionamento clássico. Ele fez sua descoberta enquanto estudava o padrão digestivo dos cães. Pavlov tocou um sino antes de dar comida para os cães e mediu a resposta salivar. Não durou muito tempo antes de Pavlov notar que os cães estavam salivando ao ouvir o sino, mesmo quando a comida não estava presente. O sino era o evento antecipatório que levava ao alimento. Os cães de Pavlov foram classicamente condicionados a associar o sino com a presença da comida.

As diferenças entre condicionamento clássico e operante
Cachorro (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Condicionamento operante

Embora semelhante ao condicionamento clássico, o condicionamento operante se diferencia por usar o processo de alcançar uma resposta usando consequências e recompensas. O termo "operante" refere-se a como o humano ou animal vai operar com o estímulo dentro de seu ambiente. Por exemplo, um funcionário vai trabalhar bastante no seu emprego sabendo que vai ser demitido se for preguiçoso. Se você experimentou um trauma como resultado de uma ação, é provável que nunca queira repetir essa ação novamente devido ao condicionamento operante. O aprendizado é baseado nas recompensas e consequências que vem como resultado da ação. Isso tem a habilidade de aumentar ou diminuir o comportamento dependendo das consequências presentes.

As diferenças entre condicionamento clássico e operante
Rato (Image Source/Photodisc/Getty Images)

Skinner

Usando a influência de Pavlov e John Watson, o pai do behaviorismo, B.F. Skinner explorou a ideia de condicionamento operante. Skinner não acreditava que os humanos possuíssem livre arbítrio ou um intimo. Em vez disso, ele acreditava que todo o comportamento humano e da personalidade é baseado nas circunstâncias externas e consequências. Para testar sua teoria, Skinner inventou uma caixa e colocou um rato com fome dentro. Dentro da caixa, o rato foi apresentado à alavancas e luzes. O rato aprendeu rapidamente que se apertasse uma das alavancas ele ganhava comida. Ele também aprendeu como distinguir a luz e a escuridão, aprendendo que não ia ganhar comida quando a luz estivesse apagada. A caixa de Skinner demonstrou a formação através do condicionamento operante.

As diferenças entre condicionamento clássico e operante
Ratinho (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível