Educação e ciência

Diferenças entre contabilidade, finanças e economia

Escrito por chelsea oliver | Traduzido por luciana p. s. lopes
Diferenças entre contabilidade, finanças e economia

Economia, finanças e contabilidade tendem a se confundir pois todas lidam com informações relacionadas ao dinheiro

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As definições de finanças, contabilidade e economia muitas vezes se confundem, uma vez que todas essas disciplinas lidam com dinheiro. Para entender a diferença entre elas, é necessário examinar os princípios, procedimentos e áreas que essas disciplinas abrangem. A principal diferença entre contabilidade, economia e finanças é que, enquanto a economia lida com pressupostos, a contabilidade e as finanças lidam, principalmente, com fatos.

Outras pessoas estão lendo

Economia

Conforme definido no site "diffen.com", a economia estuda a gestão de bens e serviços, incluindo a produção e o consumo dos mesmos e os fatores que os afetam. Essa disciplina procura explicar como as economias funcionam e interagem umas com as outras para melhorar o funcionamento dos negócios. A economia pode ser dividida em duas áreas de estudo, a microeconomia e a macroeconomia. A microeconomia se concentra no nível empresarial e estuda o comportamento de empresas e consumidores individuais, bem como o efeito que causam na economia. A macroeconomia analisa a economia como um todo, incluindo fatores como emprego e produtividade.

Contabilidade

A contabilidade trata da preparação de registros ou da organização da contabilidade propriamente dita, incluindo a medição e interpretação de demonstrativos financeiros. Essencialmente, a contabilidade registra e avalia as atividades financeiras de uma empresa ou de um indivíduo. Transações financeiras como rendimentos, salários e entrada e saída de dinheiro são gerenciadas por meio de escriturações contábeis. A contabilidade pode ser dividida em várias categorias, tais como gerencial, contabilidade tributária e relatório financeiro. A contabilidade fornece, por exemplo, informações sobre custo variável, que pode ser utilizado em análises econômicas.

Finanças

A área de finanças trata do controle e da gestão de ativos e investimentos, estuda o dinheiro e os negócios, ou pode se ocupar da área gerencial, ou seja, o gerenciamento da própria empresa financeira. Essa disciplina analisa como as finanças são controladas e gerencia o dinheiro em situações como empréstimos. Finanças pessoais ou familiares e individuais estão relacionadas a questões como cartões de crédito, impostos, heranças e despesas domésticas. As finanças são, essencialmente, um subconjunto da economia e que considera os riscos, o tempo e o dinheiro em espécie disponível envolvido em empréstimos e fundos de reserva.

Diferenças importantes

Embora as disciplinas de contabilidade, economia e finanças sejam diferentes, vale lembrar que essas matérias não atuam de forma independente. Conforme dito acima, a área de finanças é um subconjunto da economia voltada para informações monetárias, ao passo que a gestão financeira precisa das informações geradas pela contabilidade. Os princípios de cada uma delas também são diferentes. Na área de finanças, as decisões são tomadas de acordo com as informações registradas. A economia, por sua vez, analiza essas decisões e a contabilidade faz os registros reais das informações. Por último, enquanto a economia se baseia em pressupostos, as finanças e a contablidade se baseiam em fatos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media