×
Loading ...

As diferenças entre copos de vidro e de cristal

Muitas pessoas não sabem as diferenças entre copos de cristal e copos de vidro comum. O segredo entre esses dois materiais é o chumbo. O cristal não é tão diferente como se possa imaginar; é apenas vidro com adição de chumbo. Esse processo cria várias diferenças no visual e desempenho do material. Ao comprar itens de cristal, é importante notar que quanto maior o teor de chumbo, melhor a qualidade do material.

O cristal contém mais chumbo do que o vidro comum (nice design on crystal bowl image by timur1970 from Fotolia.com)

Conteúdo de chumbo

A principal diferença entre cristal e vidro é o teor de chumbo. Uma adição de 24% de óxido de chumbo é necessária para que o vidro seja classificado como cristal verdadeiro. No entanto, outros níveis de aditivos de chumbo são considerados cristal em partes diferentes do mundo. Nos Estados Unidos, os níveis de aditivos a partir de 1% são considerados cristais. Tipicamente, ao redor do mundo, o vidro deve ter de 3 a 15% para se classificar como cristal. Na Europa, a classificação está entre 10 a 30% de chumbo. É importante observar que grandes concentrações de aditivos de chumbo podem ser perigosas. Se um líquido quente é despejado em um cristal com alto teor de chumbo, esta substância pode passar para a bebida.

Loading...

Fragilidade

A adição de chumbo ao vidro reduz a resistência deste, fazendo com que ele se torne extremamente frágil. Por esse motivo, o cristal é mais frágil e mais caro do que o vidro comum.

Refração

O chumbo adicionado ao vidro aumenta a taxa de refração, que é como a luz salta de um vidro. Isso acontece, pois o chumbo é um metal escuro e sólido e que reflete a luz. O vidro comum absorve a luz, permitindo que ela passe direto por ele. Portanto, o cristal é mais brilhante que o vidro, mesmo quando eles são cortados da mesma maneira.

Corte

O cristal é frequentemente cortado de uma maneira diferente do vidro. Uma das razões para isso é que o vidro é um material razoavelmente macio. A adição de chumbo o torna mais duro e mais fácil de ser cortado. O cristal pode ser cortado com pontas mais afiadas e em mais locais sem enfraquecer a integridade da peça. Além disso, mais cortes no cristal leva a uma refração maior da luz. O vidro normalmente precisa ser cortado com bordas suaves.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...