×
Loading ...

Diferenças entre cordas de violão de polyweb e nanoweb

Atualizado em 19 julho, 2017

O som e o toque das cordas de violão mudam drasticamente ao longo de sua vida útil. Quando instaladas pela primeira vez, têm um som claro e oferecem pouca resistência à ponta dos dedos, mas a estabilidade de afinação deixa a desejar. Mais tarde, a estabilidade melhora, mas as cordas perdem muito da clareza de seu som e podem desenvolver uma textura ligeiramente pegajosa, impedindo movimentos fluidos dos dedos. Como resultado, empresas como a Elixir têm experimentado com diferentes revestimentos para tentar tornar o desempenho das cordas mais consistente.

Alguns dos revestimentos metálicos usados ​​em cordas de aço ou bronze podem reagir com a oleosidade da pele, fazendo-os oxidar rapidamente (strings image by pix29 from Fotolia.com)

Cordas Elixir

Fabricante de cordas para violões, guitarras, baixos, bandolins e banjos, a Elixir é considerada precursora no revestimento de cordas. Eles afirmam em seu site que seus revestimentos nano e polyweb podem aumentar a durabilidade das cordas em três a cinco vezes. Os revestimentos evitam que as substâncias corrosivas encontradas na pele humana penetrem nas ranhuras da superfície da corda, tornando-a pesada e impedindo-a de vibrar livremente. Esse acúmulo de sujeira e oleosidade provoca uma deterioração mais rápida no volume e a perda de muitas frequências mais altas, fazendo a corda soar tênue e plana.

Loading...

Sob o revestimento

Sob o revestimento de nano ou polyweb, todas as cordas Elixir são baseadas em sua concepção original, que utiliza uma metalização anticorrosiva patenteada na superfície de todas as cordas, revestidas ou não. Eles creditam essa tecnologia como a razão da longa durabilidade de suas cordas, pois mesmo conjuntos sem qualquer revestimento são considerados mais duráveis do que variantes padrão.

Polyweb

O revestimento de polyweb original é aplicado às cordas por meio de um processo patenteado. Sua finalidade é manter a textura e som das cordas pelo maior tempo possível. O revestimento de polyweb é projetado para impedir a entrada de sujeira e oleosidade no revestimento da corda e destina-se a emular o tom e toque equilibrados de uma corda de violão "gasta", reduzindo o atrito dos dedos. Cordas com polyweb são mais comumente usadas ​​em guitarras elétricas.

Nanoweb

O revestimento de nanoweb, enquanto aplicado utilizando a mesma técnica, tem um objetivo ligeiramente diferente. A composição do revestimento de nanoweb é ligeiramente diferente, permitindo que seja aplicado em uma fina e quase invisível camada. Eles são projetados para imitar a textura de uma corda regular e não revestida, com som claro e vivo, mas mantendo essas qualidades por muito mais tempo. Essas são mais comumente instaladas em violões acústicos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...