As diferenças entre as cores bronze e cobreado

Escrito por lewis levenberg | Traduzido por débora faggioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As diferenças entre as cores bronze e cobreado
Uma estátua em liga de cobre, provavelmente acabada com uma pátina de bronze, mostra a estreita relação entre estas cores (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Assim como uma liga de cobre, o bronze partilha muitas das características desse metal base. Na verdade, a distinção entre os dois como nomes de cores, embora significativa, parece pequena. Ambas as cores têm tons de amarelo, laranja e vermelho, o que pode torná-las difíceis de se distinguir. Mas depois de um estudo e comparação mais detalhados, as diferenças entre as cores bronze e cobre tornam-se mais evidentes.

Outras pessoas estão lendo

Os metais

O cobre é o seu próprio elemento, enquanto o bronze é composto de liga de cobre com estanho. Devido a isso, as cores dos dois metais diferem ligeiramente quando "brutos". O bronze tem um tom amarelo amarronzado mais forte do que o cobre que, por sua vez, tem um aspecto mais vermelho rosado. A diferença em sua composição química afeta diretamente a diferença na aparência visual.

Como pátinas

O bronze e o cobre, como os metais, podem sofrer infinitas alterações de cores, desde o branco até o preto, pelo uso de pátinas. No entanto, as fórmulas químicas reagem de forma diferente a cada tipo de metal, uma fórmula de pátina que colore o bronze de amarelo deve ser diferente da utilizada para transformar o cobre em amarelo. Alternativamente, uma fórmula para escurecer o bronze pode dar um tom verde ao cobre. Finalmente, a pátina "natural" de cada metal, formada por oxidação lenta, difere ligeiramente. O cobre, por si só torna-se verde e cinza, chamado de "azinhavre", por causa do óxido de cobre. Enquanto isso, o bronze fica castanho muito mais rapidamente, em virtude do estanho em sua liga, embora também possa ficar verde. As cores pátinas de ambos os metais podem se intensificar e enriquecer ao longo do tempo.

Em pinturas

De um modo geral, o cobre contém tons mais rosados do que o bronze que, por sua vez, apresenta tons mais marrons. No entanto, fórmulas ou proporções para se preparar cores de tintas bronze e cobre variam amplamente. Elas dependem do tipo de tinta utilizado, tais como a base de óleo ou de látex, mas também dependem das marcas das tintas utilizadas, a inclusão ou exclusão de partículas metálicas e a finalidade da pintura - por exemplo, se você vai pintar um carro, antiguidade, ferragens ou tela. Para amadores, ambas as cores bronze e cobre estão disponíveis conforme rotuladas, como cores pré-misturadas, em pequenas quantidades.

Como padões digitais de cores (V V A)

Quando elaboradas por telas de computador, a diferença entre cores torna-se numericamente clara: a cor bronze é "mais vermelha" do que a cobre, nesta situação, que não parece agregar um valor para o amarelo. Especificamente, a cor do cobre requer proporções de 184 partes de vermelho, 115 de verde e 51 de azul. Em contraste, o bronze necessita de 205 partes de vermelho, 127 de verde e 50 partes de azul. Essa pequena diferença pode ser replicada com precisão em qualquer sistema de computador com pelo menos um ecrã a cores de 24 bits.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível