Diferenças entre a couve e outras folhas verdes

Escrito por tammie johnson | Traduzido por samantha g. silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre a couve e outras folhas verdes
A couve, a mostarda, o nabo e o espinafre são vegetais típicos do clima ameno (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vegetais de folhas verde-escuras, como couve, mostarda, rabanete e espinafre, apesar de diferentes, possuem similaridades. Eles pertencem à família botânica Brassicaceae, mas variam em aparência, sabor, valor nutricional e tempo de cozimento. Diferenciar a couve de outras folhas verdes é muito simples.

Outras pessoas estão lendo

Aparência

É possível diferenciar os vegetais verdes por suas aparências. As folhas de couve são bastante grandes em comparação às demais. Elas possuem uma haste central larga e ramos através das folhas. As de mostarda são menores e suas extremidades são picotadas. As do rabanete são menos definidas, finas e mais longas que as de couve e de mostarda. As folhas de espinafre são menores em relação às demais. Todas possuem basicamente a mesma tonalidade.

Diferenças entre a couve e outras folhas verdes
As folhas de rabanete crescem sobre as raízes (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Sabor

As folhas diferem em sabor. Algumas podem ser consumidas cruas, mas as de rabanete, por exemplo, são as mais amargas. Elas são melhores quando colhidas e consumidas quando as plantas ainda são jovens. As folhas de mostarda possuem um sabor mais forte do que as de couve ou espinafre, e são melhores quando têm entre 12 e 30 cm de comprimento. O espinafre é o mais suave dentre as folhas verdes e, por isso, pode ser consumido cru.

Diferenças entre a couve e outras folhas verdes
O sabor suave do espinafre o torna uma boa opção para saladas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Valor nutricional

Folhas verde-escuras possuem grande valor nutricional. As de couve, mostarda e rabanete são excelentes fontes de folato, vitamina C, cálcio e beta-caroteno. O espinafre é rico em beta-caroteno, luteína e zeaxantina. Todas são ótimas fontes de ferro e magnésio. A luteína e a zeaxantina previnem a catarata e a degeneração macular. As folhas verdes fornecem fibras e são alimentos completos. Possuem poucas calorias e auxiliam no combate à gordura.

Diferenças entre a couve e outras folhas verdes
Uma dieta rica em folhas verdes é uma boa opção para a perda de peso (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Cozimento

Todas as folhas verdes devem ser lavadas e os caules grandes devem ser removidos antes do cozimento. Ferva-as em água. O tempo de cozimento varia entre os diferentes tipos. As couves podem ficar amontoadas umas sobre as outras. Enrole-as como um tubo e corte-as em fatias. As folhas de mostarda podem ser acrescentadas diretamente à panela depois de lavadas. Se estiver cozinhando as folhas de rabanete com outras espécies, ferva-as antes de acrescentar as demais à panela. O espinafre leva menos tempo para cozinhar. Cozinhe as folhas até amolecê-las.

Diferenças entre a couve e outras folhas verdes
Presunto e bacon podem ser usados para temperar as folhas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível