Mais
×

Diferenças entre cozinhas com ilhas e com penínsulas

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você está redesenhando sua cozinha velha ou construindo uma nova, deve pensar se quer uma ilha ou uma península. Elas compartilham alguns benefícios, mas ambas também possuem desvantagens.

Cozinha com ilha (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Identificação

Uma cozinha com ilha, como o próprio nome indica, fica no centro do cômodo. Já a península é geralmente instalada no final de uma fileira de armários e é perpendicular a uma parede.

Função

Tanto as ilhas quanto as penínsulas fornecem espaço extra para trabalho e armazenamento, também podendo funcionar como um espaço para comer, com banquetas para lanches ou refeições casuais. Ambas podem conter pias e cooktops.

Tamanho

As ilhas funcionam bem em cozinhas espaçosas ou como divisoras entre a cozinha e uma sala de estar aberta. Elas devem ter pelo menos 1,07 m de espaço livre em todos os lados. As penínsulas funcionam bem em um espaço menor, que não é adequado para uma ilha.

Considerações acerca da ilha

Tenha em mente que você terá que andar em volta da ilha para chegar do outro lado da cozinha. Se não tiver o espaço livre adequado, talvez a ilha impeça seu triângulo de trabalho - a jornada da pia para o fogão e depois para a geladeira.

Considerações acerca da península

As penínsulas com apenas três lados não são tão versáteis como as ilhas e podem fazer a cozinha parecer mais apertada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article