×
Loading ...

Diferenças entre cravos e filamentos sebáceos

Atualizado em 17 abril, 2017

Figuras de revistas mostram peles perfeitas nos narizes e bochechas de modelos, mas por baixo dos cosméticos e das manipulações fotográficas, elas provavelmente têm os mesmos defeitos nas partes oleosas do rosto que as outras pessoas. Você pode confundir essas pequenas ondulações com cravos, mas elas provavelmente não são deformidades, e sim filamentos sebáceos de ocorrência natural.

Os pequenos pontos pretos no seu nariz provavelmente são filamentos sebáceos, e não cravos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Sebo

Sua pele contém milhares de glândulas minúsculas que produzem um material oleoso e ceroso chamado sebo. Se você tem problemas de oleosidade, suas glândulas sebáceas são responsáveis por isso. Glândulas superativas surgem de predisposição genética à pele oleosa devido à atividade hormonal. Sob condições normais, elas mantém a pele hidratada e flexível, mas quando são obstruídas, podem se tornar reservatórios para bactérias infecciosas.

Loading...

Cravos

O sebo que se armazena e solidifica dentro do poro forma um cravo. Cravos também consistem de células mortas da pele, além de sebo. O sebo naturalmente esbranquiçado fica marrom ou preto quando se oxida, dando o cravo sua característica cor escura. Se o dermatologista aperta o cravo da pele, você pode ver como a secreção possui um topo mais escuro na parte que está exposta ao ar. Não tente remover cravos da pele sozinho; você pode acabar com cicatrizes.

Filamentos sebáceos

Se você olhar a ponta do nariz mais de perto, pode notar pequenos pontos que superficialmente parecem cravos. Embora essas marcas também tenham as pontas de estruturas colunares que enchem os poros, não são produtos de infecção. São filamentos sebáceos, formações de pelo de ocorrência natural que ligam o fluxo do sebo pelo poro em que eles estão. O Dr. David A. Whiting os descreveu em seu estudo para o "Western Journal of Medicine" como "uma massa porosa e solta de detritos selvagens". Embora isso não pareça atraente, é um fenômeno natural presente em quase todos os tipos de pele.

Diferenças entre cravos e filamentos sebáceos

Um cravo é uma erupção solitária na pele, enquanto os filamentos sebáceos formam um padrão uniforme e aleatório pela área mais oleosa da pele, como o nariz ou o queixo. Cravos tendem a ser maiores e mais escuros; filamentos sebáceos possuem tonalidade bege ou acinzentada, ao invés da cor de carvão de um cravo. Os filamentos normalmente parecem mais leves ao toque, diferente de um cravo grande que pode ter uma borda elevada em volta do poro. Cravos podem acompanhar espinhas, que indicam uma explosão de acne. Filamentos sebáceos ocorrem em todos os narizes de adultos e não têm nenhum tipo de relação com a acne.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...