Diferenças entre dança do ventre egípcia e árabe

Escrito por ariel schaub | Traduzido por carolina almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre dança do ventre egípcia e árabe
A imagem tradicional da dança do ventre é em estilo cabaret egípcio (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

A dança do ventre egípcia é uma subcategoria de dança do ventre árabe e engloba inúmeras variações, incluindo Raqs Sharqi, Raqs baladi, shaabi e cabaret. Há também uma diversidade significativa entre os estilos não-egípcios da dança árabe do ventre. Com tantas danças com tema de dança do ventre árabe, a comparação torna-se complicada. Os dois aspectos mais notáveis ​​da dança do ventre egípcia são as suas origens antigas e as restrições impostas pelas suas leis.

Outras pessoas estão lendo

Raqs Baladi

As raízes da dança do ventre egípcia remontam uma dança folclórica antiga chamada Raqs baladi. Em suas formas mais antigas, era uma dança do interior que poderia incluir ambos os sexos. As representações sugestivas das posturas utilizadas na Raqs baladi foram encontradas em desenhos que datam dos tempos dos faraós. Os dançarinos de Raqs baladi empregam movimentos simples, ligados à terra e usam vestidos longos junto com lenços de quadril ou cintos de moedas.

Dança do ventre egípcia

Apesar de outros estilos de dança do ventre egípcia serem mais dramáticos do que a Raqs baladi, o foco permanece nos movimentos pequenos e graciosos, em vez da ostentação. Isso é em parte devido à lei egípcia, que proíbe alguns tipos de movimentos pélvicos e movimentos até o chão. Também é ilegal no Egito para uma mulher expor publicamente sua barriga, portanto, além de um sutiã ricamente frisado e saia esvoaçante, as dançarinas do ventre egípcias usam um corpete ou pano para cobrir a barriga.

Dança do ventre turca

A dança do ventre turca tem uma influência cigana, expressa em movimentos rápidos, flamboyant com trancos e floorwork. Os trajes são reveladores e expõem não só a naval, mas grande parte da coxa, com fendas na saia que vêm por todo o comprimento dela até um cinto largo, usado no alto dos quadris. Algumas dançarinas do ventre turca usam sapatos de salto alto para adicionar um toque extra para seus movimentos. A música para dança do ventre turca emprega mais instrumentos de sopro do que os estilos egípcios.

Diferenças entre dança do ventre egípcia e árabe
Os movimentos até o chão envolvem uma maior exposição das dançarinas (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Khaleeji

A Khaleeji é uma forma de dança do ventre árabe realizada na Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Catar, Iêmen, Kuwait e Iraque. Ela é tão diferente dos estilos egípcios e turcos que os ocidentais podem não reconhecê-la como a dança do ventre. A dançarina usa uma túnica com mangas largas como asas chamado thobe nashal. Ela usa o excesso de tecido do traje como suporte para acompanhar os movimentos do braço, enquanto ela faz movimentos de ondulação em um ritmo pesado e joga o cabelo solto de um lado para o outro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível