Diferenças entre Art Deco e Art Nouveau

Escrito por timothy baron | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre Art Deco e Art Nouveau
Chrysler Tower: a essência da Art Deco (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Apesar de terem qualidades estéticas semelhantes, os movimentos artísticos Art Nouveau e Art Deco nasceram em eras diferentes e refletem as mudanças nos desejos e valores da sociedade. Ambas foram estilos internacionais praticados, tanto na Europa quanto nos EUA, e influenciaram o design de tudo, de arranha-céus a joias feitas à mão. Identificar um objeto como sendo Art Nouveau ou Art Deco também sugere o período em que foi fabricado.

Outras pessoas estão lendo

A história por trás dos movimentos

O Art Nouveau veio antes, aparecendo por volta de 1884, e durando até a Primeira Guerra Mundial. Os historiadores de arte vêem o movimento como uma reação a Revolução Industrial e a arte produzida nesse período reflete tanto a desconfiança da sociedade em relação à produção em massa quanto sua ávida aceitação de novas formas e materiais.

O Art Deco veio depois da Primeira Guerra Mundial e durou até os anos 30. Essa foi a era do Great Gatsby e do jazz e o design dos edifícios reflete a decadência e a exuberância do período.

Art Nouveau

A Art Nouveau mesclava o velho e o novo. Os escultores forjavam figuras mitológicas clássicas, que iam de fadas a deuses gregos, com materiais industriais novos como ferro fundido. Os artistas entrelaçavam formas naturais como árvores e heras com figuras geométricas precisas. Essa combinação de motivos mecânicos e florais definia o estilo internacional da Art Noveau. Junto com ele veio um senso crescente de que um bom design se harmoniza com seu ambiente. Uma anfitriã que seguisse a estética Art Noveau prestaria atenção para que seu vestido e suas joias combinassem com a chaise longue em que se sentava a qual, por sua vez, se encaixava no estilo de sua casa.

Art Deco

A era que se seguiu à “Guerra que terminaria todas as guerras” foi marcada pela prosperidade e pelo otimismo e a arte reflete esse senso de progresso. Edifícios grandiosos e elegantes como a Chrysler Tower apareceram por toda a Europa e América do Norte e suas linhas geométricas curvas sintetizavam a estética Art Deco. O Art Deco era industrial sem culpa, abrindo mão de flores e árvores. Sua exploração de elementos industriais descobria beleza na repetição e no brilho ofuscante do metal polido.

A diferença

Tanto o Art Nouveau quanto o Art Deco incorporaram elementos de industrialismo, mas o Art Deco levou esses elementos mais longe. Ele é mais fácil de diferenciar de seu precursor por suas linhas ousadas e linhas curvas. O Art Nouveau é identificado por sua mistura de motivos industriais e naturais, enquanto o Deco raramente apresenta plantas e flores. Esses estilos podem ser diferenciados por sua era. O movimento Art Nouveau foi ativo de 1884 e 1914, enquanto o Art Deco floresceu durante o período otimista entre a Primeira Guerra Mundial e a Grande Depressão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível