Educação e ciência

Diferenças entre densidade e viscosidade

Escrito por jessica martinez | Traduzido por luiz filipe neves gonçalves

Tanto a viscosidade quanto a densidade tem a ver com um aspecto da espessura de uma substância. Entretanto, são princípios muito diferentes que dependem de critérios separados.

Outras pessoas estão lendo

Equívocos

Apesar de parecer lógico que uma coisa densa também será mais viscosa, a viscosidade e a densidade não estão relacionadas de nenhuma forma significativa. Substâncias igualmente densas podem ter uma variação enorme de viscosidades.

Densidade

A densidade é a quantidade de massa que pode ser contida em uma unidade de volume. Por exemplo, apesar de serem iguais em peso, um grama de água ocupa muito mais volume do que um grama de mercúrio, porque o mercúrio é muito mais denso.

Viscosidade

A viscosidade refere-se à resistência do líquido de fluir (ou, simplificadamente, a facilidade com a qual ele pode ser despejado). A viscosidade de uma substância depende da quantidade de fricção entre suas camadas. Mais fricção significa mais resistência, e um fluxo mais lento significa mais viscosidade.

Temperatura

A viscosidade de uma substância pode mudar drasticamente dependendo de sua temperatura, ao passo que a densidade continua a mesma. No geral, quanto mais quente um líquido, menos viscoso ele fica.

Estado físico

A viscosidade é principalmente um termo para definir líquidos, ou sólidos no estado líquido. A densidade pode se referir a um líquido, sólido ou gás. A densidade de uma substância tende a se manter similar, independentemente do seu estado.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media