×
Loading ...

Diferenças entre um diagrama de Gantt e um diagrama de rede

Atualizado em 17 abril, 2017

Os diagramas de Gantt e os diagramas de rede são usados para mostrar visualmente as complexidades e conexões de um projeto. O tipo de rede mostra o trabalho como conexões através do fluxo cronológico do trabalho, do início ao fim. Já os diagramas de Gantt mostram primeiramente as etapas do trabalho e as durações associadas a elas. Ambos mostram o trabalho em partes menores, permitindo que gerentes e trabalhadores identifiquem facilmente conflitos, co-dependências e determinem o efeito de uma mudança no sistema.

A representação gráfica do trabalho de um projeto simplifica a comunicação de programações complexas (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Representação gráfica do trabalho

O diagrama de Gantt usa barras horizontais através de representações lineares do tempo para mostrar a duração das tarefas graficamente, enquanto o diagrama de rede usa as ferramentas de fluxograma para representar as tarefas através do fluxo de trabalho.

Loading...

Mapeamento de dependência

O diagrama de Gantt usa fileiras de tarefas, com barras que se estendem pelo período de tempo para que os gerentes possam observar suas dependências, identificando as fileiras que precisam ser completadas antes que outra comece. O gráfico clássico mostra as dependências do trabalho em um seção com intervalos temporais. Muitos programas que criam esse tipo de gráfico também mapeiam as dependências visualmente, como uma funcionalidade adicional. O diagrama de rede não requer outro passo além do mapeamento de dependências. Sua representação visual, na forma de fluxograma, identifica diretamente as dependência através das setas.

Cálculo de durações

Os gráficos de Gantt identificam as tarefas linearmente para mostrar a duração do trabalho ou do projeto inteiro. Os diagramas de rede requerem o cálculo do tempo total de cada tarefa para poder calcular a duração de todo o projeto.

Uso e avaliação do fluxo de trabalho

Os diagramas em redes em geral são feitos antes dos de Gantt, permitindo a análise dos fluxos entre os processos do trabalho. As dependências são mais visíveis no design de flechas do diagrama de rede. Eles também oferecem maior visibilidade das relações lógicas, quando construídos de modo parecido com o fluxograma.

Diagramas de Gantt

Muitos programas misturam elementos dos dois tipos de gráfico para criar uma ferramenta compreensível. As dependências visuais do diagrama de rede são acopladas à representação do tempo no diagrama de Gantt. Inserir os dados das tarefas automaticamente cria a representação gráfica de tempo e dependência do Gantt. Os conflitos ficam visíveis, permitindo o reconhecimento imediato das limitações dos recursos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...