Diferenças entre ERP e MRP

Escrito por bob turek | Traduzido por cezar rosa
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Diferenças entre ERP e MRP
ERP e MRP são utilizados por empresas para executar processos de negócios (attractive woman using computer image by Paul Hill from Fotolia.com)

ERP e MRP são siglas para a tecnologia de software que permite executar processos de empresas. Os dois também se referem a uma implementação completa de uso ou de software. A sigla ERP significa "Enterprise Resource Planning" (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) e MRP é a sigla tanto para "Manufacturing Resource Planning" (Planejamento dos recursos de manufatura) ou "Material Requirement Planning" (Planejamento das Necessidades de Materiais).

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Indústrias

MRP é geralmente uma peça, ou um subconjunto, de ERP, dependendo da indústria. O MRP normalmente é usado em empresas de manufatura e o ERP pode se aplicar a qualquer empresa.

Processos de negócio

O ERP e o planejamento dos recursos de manufatura podem ser aplicados a todos os processos de negócios de uma empresa, incluindo manufatura, planejamento, finanças, gerenciamento de pedidos, inventário, distribuição e compras. O planejamento das necessidades de materiais geralmente refere-se aos processos de planejamento em uma empresa de manufatura.

Tecnologia

O ERP pode incluir suporte à tecnologia, como redes, bancos de dados e hardware, o que é muitas vezes visto como um sistema espinha dorsal que suporta outros sistemas ou tecnologia. O planejamento das necessidades de materiais, geralmente refere-se ao software de processos de negócios.

Escopo de projeto

As implementações envolvendo ERP são mais amplas em alcance e impacto sobre os processos e as pessoas do que o MRP. O planejamento das necessidades de materiais é muitas vezes referido como um módulo dentro de qualquer planejamento dos recursos de manufatura ou ERP.

Tecnologia complementar

O gerenciamento de ciclo de vida do produto (PLM, em inglês "Product Lifecycle Management"), a gestão de relacionamento com clientes (CRM, em inglês "Customer Relationship Management"), o gerenciamento de ativos da empresa (EAM, em inglês, "Enterprise Asset Management") e a gestão da cadeia de suprimentos (SCM, em inglês, "Supply Chain Management") podem ser vistos como um software adicional fora do escopo do ERP e MRP.

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