Diferenças entre a farinha de arroz e a de trigo

Escrito por lexa w. lee | Traduzido por wanderley rodriguez
Diferenças entre a farinha de arroz e a de trigo
As diferenças entre a farinha de arroz e a de trigo (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

A farinha de arroz e de trigo têm outras diferenças, além do tamanho dos grãos. Elas contêm nutrientes e texturas diferentes. A farinha de arroz não tem glúten, enquanto a de trigo tem mais teor de proteína e glúten, conferindo mais elasticidade.

Ingredientes básicos da farinha de arroz

O ingrediente vital da farinha de arroz branco é o arroz branco cru finamente moído, que tem um sabor suave, uma textura fina e contém poucos nutrientes. A versão integral, de cor marrom, contém farelo de arroz, tem mais nutrientes, fibras e uma textura mais espessa e granulada.

Tipos de farinha de trigo

A farinha de trigo tem várias versões. Existem alimentos feitos a partir de diferentes tipos de farinha de trigo, como a dura e a macia, dependendo do teor de glúten. Ela está disponível nas variedades integral, semiprocessada ou refinada, dependendo da quantidade de farelo que contém. Você pode comprar farinhas de trigo com texturas diferentes, desde as finas às grossas.

Teor de glúten

O alto teor de glúten na farinha de trigo comum torna a massa mais fácil de manusear e levederá rapidamente -- motivo por que é tão popular. Como a farinha de arroz não contém glúten, a massa não crescerá, a menos que você misture farinha de trigo ou glúten.

Versatilidade

A elasticidade da massa de farinha de trigo é adequada para fazer vários alimentos, como pão sírio e de forma, pães rápidos, bolos, biscoitos, crostas de torta e massas. O macarrão, bolinhos de batata, cereais e biscoitos salgados levam farinha de arroz.

Alergias ao trigo

As pessoas com doença celíaca e intolerância ao glúten devem utilizar outros tipos de farinhas como alternativas ao trigo. Geralmente, esses doentes toleram o arroz e outros grãos sem glúten.