Diferenças entre figuras semelhantes e congruentes

Escrito por tim moore | Traduzido por iury chagas figueiroa
Diferenças entre figuras semelhantes e congruentes
Existe uma diferença entre figuras semelhantes e congruentes (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Geralmente, os membros de uma família são parecidos, mas possuem tamanhos diferentes por causa da idade. Um irmão mais novo pode ter características faciais semelhantes ao seu irmão mais velho, mas em menores proporções. Gêmeos possuem características exatamente iguais, ou congruentes. Seu animal de estimação, entretanto, não se parece com ninguém da família (esperançosamente).

Descrição

Congruente e semelhante são descrições de figuras que podem significar a mesma coisa em alguns exemplos ou coisas diferentes em outros. Figuras congruentes também são semelhantes, mas a recíproca nem sempre é verdadeira. As figuras podem ser tão simples quanto triângulos e quadrados ou formas complexas, fotos e pessoas. Os fatores determinantes são a forma, ângulos e tamanho.

Figuras congruentes

Figuras congruentes são duas ou mais figuras que têm a mesma forma. Para cada figura, os ângulos e o tamanho das linhas são iguais. Como os ângulos dos quadrados sempre medem 90 graus, dois ou mais quadrados serão congruentes se o comprimento de seus lados tiverem a mesma medida.

Diferenças entre figuras semelhantes e congruentes
Saiba como identificar figuras congruentes (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Figuras semelhantes

Figuras semelhantes também têm a mesma forma, mas possuem tamanhos diferentes. Os ângulos e a proporção entre os comprimentos dos lados devem ser o mesmo. Uma figura pode ser maior, menor ou ter o mesmo tamanho que a sua semelhante. Como os ângulos sempre medem 90 graus, quadrados sempre serão figuras semelhantes. O tamanho dos lados pode ser diferente contanto que todos sigam a mesma proporção.

Diferenças entre figuras semelhantes e congruentes
Saiba como identificar figuras semelhantes (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Criando figuras semelhantes ou congruentes

Quando for criar uma figura congruente, o formato deve ser exatamente igual ao da figura original. Ela pode ser rotacionada, virada ou espelhada, mas todos os ângulos e comprimentos dos lados devem continuar o mesmo. Para fazer uma figura semelhante com tamanho diferente, basta multiplicar o comprimento de todas linhas pelo mesmo número. Se você deseja criar um quadrado semelhante que tenha o dobro do tamanho do original, multiplique todos os lados por dois.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível