Diferenças entre fronhas de seda e cetim

Escrito por linda erlam | Traduzido por sabine capello
Diferenças entre fronhas de seda e cetim
A seda e o cetim são luxuosos (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Poucas coisas são tão luxuosas quanto dormir com uma fronha suntuosa. Ela pode ser macia quando em contato com a pele, suave para o cabelo e manter o rosto fresco durante uma noite quente. As fibras do tecido são responsáveis ​​pelas características da fronha. A seda é uma fibra — como o algodão, poliéster ou seda artificial — e pode ser tecida de várias maneiras. O cetim é um tecido brilhante de um lado, fosco do outro e geralmente feito de poliéster.

Fibras de seda

A seda é uma fibra natural que deve ser colhida manualmente. Ela pode ser usada sozinha na produção de tecidos mistos com outras fibras para aumentar sua resistência e durabilidade. As fibras de seda podem ser longas; é o comprimento da fibra que dá a suavidade ao fio acabado e ao tecido. Vários fios retorcidos entre si produzem um tecido mais grosso, mas a roupa de cama de seda é geralmente feita de dois segmentos. Esse tecido é suave e altamente valorizados na utilização em fronhas.

Tecidos de cetim

O tecido cetim é criado quando quatro ou cinco linhas longitudinais brilhantes são passadas ​​sobre linhas que as cruzam durante o processo de tecelagem. Esse padrão se repete em um projeto offset onde os fios expostos são colocados sobre o tecido, produzindo o brilho do cetim. Os fios podem ser torções de qualquer fibra, inclusive seda e poliéster e produzem um tecido durável de alto brilho. A maior parte das roupas de cama feitas em cetim são 100% poliéster.

Fronha de seda

Por ser uma fibra natural, a seda é resistente à estática e mantém algumas propriedades do calor quando úmida. Em fronhas, ela retira a umidade do rosto e, mesmo nas noites quentes, será fria quando em contato com a pele. O tecido de seda fina não é particularmente forte e danifica-se rapidamente quando exposto ao sol. Os ácaros da poeira, mofo e fungos não toleram seda, que é uma fibra hipoalergênica. As fronhas de seda podem ser caras, amassar facilmente e, se não forem pré-lavadas para encolher, podem necessitar de lavagem a seco.

Fronha de cetim

As fronhas de cetim podem ser tecidas de fibras mistas e o preço final do tecido pode ser muito menor do que a seda. Se a maior parte da mistura for de fibras naturais, como o algodão ou a seda, o cetim pode inicialmente ser frio ao toque, mas vai aquecerá mais rápido do que um tecido completamente natural. Se a maior parte da mistura for de poliéster, o cetim será resistente a amassados e não deverá encolher, mas estará sujeito à estática. O cetim de poliéster possui alto brilho e é lavável à máquina.