Diferenças entre gatos malhados cinza e prata

Escrito por joelle dedalus | Traduzido por sandy ferreira
Diferenças entre gatos malhados cinza e prata
Inspecione o pelo do seu gatinho malhado para determinar a descrição correta do padrão de cor (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Considerar gatos malhados como uma raça de felinos é um erro comum entre os donos de gatos. Chamar um gato de "malhado" é só uma forma de descrevê-lo. Gatos malhados variam em quatro padrões, os quais podem ser classificados entre grupos de cores distintas, incluindo marrom, azul, vermelho, creme ou prata. Um gato malhado cinza não faz parte de uma categoria oficial de malhados, então se seu gato for cinza, olhe novamente para determinar que cores estão te dando esta impressão. Um exame mais detalhado do seu gato ou gatinho vai te ajudar a determinar a terminologia correta para o seu gato, assim como ele deve ser registrado.

Determinando a cor de um gato malhado

É necessária uma inspeção cautelosa dos pelos do seu gato para determinar que tipo de malhado ele é. Examine os pelos na ponta do rabo para perceber qual a cor principal do malhado. Esses pelinhos devem apresentar uma cor sólida ao longo do comprimento dos pelos. Determine se o tom é preto, cinza ou laranja (às vezes chamado de vermelho). Inspecione os pelos da barriga do seu gato para determinar a cor de fundo. Os pelos da barriga têm uma tonalidade um pouco mais clara que os pelos do rabo. Eles formam a parte principal da pelugem felina, exceto pelas listras. Esses pelos são matizados, contendo faixas de pelos claros e de pelos escuros. Decida qual a cor principal desses pelos. É necessária uma combinação das listras do gato e cor de fundo para determinar a cor oficial do malhado.

Diferenças entre gatos malhados cinza e prata
Analise cautelosamente a pelugem do seu gato para determinar qual a cor do malhado (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

Tipos de cores de gatos malhados

A cor oficial de um gato malhado é determinada através da combinação das listras e cor de fundo do gato. Um gato com listras pretas sobre pelo marrom ou cinza é chamado de "malhado marrom". Se seu gato tem listras cinzas sobre pelo castanho amarelado ou cinza é chamado de "malhado azul". Um "malhado vermelho" é conhecido por suas listras laranjas no pelo creme. O felino que possuir listras cor de creme sobre um pelo num tom mais escuro de creme é chamado de "malhado creme". Finalmente, o "malhado prata" tem listras pretas sobre pelo pálido. O pelo com a cor de fundo possui raiz branca. Esta categoria de gatos malhados é única, porque engloba pelo azul, pelo vermelho, pelo creme e pelo prata.

Diferenças entre gatos malhados cinza e prata
A cor oficial de um gato malhado é determinada através da combinação das listras e cor de fundo do gato (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Padrões de gatos malhados

Além das diferenças de cores, você deve entender o padrão do pelo do seu malhado. A maioria dos gatos malhados pode ser reconhecida por uma forma em "M" distinta na testa. Além disso, os padrões nos pelos podem diferenciar drasticamente de gato para gato. O malhado cavala possui listras escuras, assim como o peixe do qual ele herdou o nome. Esses gatos têm queixos claros e bigodes escuros. O pelo nas patas de trás e no rabo são escuros, e as patas são ainda mais escuras. O malhado abissínio possui uma pelugem de de cor sólida com traços de pelo escuro. O malhado manchado tem pelugem que parece ter manchas, embora elas pareçam ser listras incompletas. O malhado clássico possui pelugem com redemoinhos circulares, os quais foram desenvolvidos como resultado de um gene recessivo. As marcas desse gato são distintas e possuem grande apreço pelos donos e criadores de gatos.

Diferenças entre gatos malhados cinza e prata
A maioria dos gatos malhados pode ser reconhecida por uma forma em "M" distinta na testa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Manchas brancas

Muitos gatos malhados possuem manchas brancas, as quais devem ser consideradas ao determinar a cor e o tipo do felino. "E branco" é adicionado à descrição do malhado, quando as manchas são grandes. Se as manchas brancas tomam a maior parte da pelugem, o gato é bicolor. Arlequim é um gato que é branco com manchas de malhado. Manchas pequenas têm a sua própria terminologia, como medalhões (no peito), luvas (nas patas) ou botões (pequenos pontos).

Diferenças entre gatos malhados cinza e prata
Gatos malhados possuem manchas brancas, as quais devem ser consideradas ao determinar a cor e o tipo do felino (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível